Seguir o O MINHO

Região

Sobe para 14 número de estudantes da UMinho infetados com covid-19

Covid-19

em

Foto: DR

14 estudantes da Universidade do Minho (UMinho) estão infetados com covid-19, disse o reitor da instituição.


Numa nota enviada aos alunos, citada pelo jornal online ComUM, Rui Vieira de Castro confirma 14 casos por entre a comunidade académica, que já foram “reportados à Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno Covid-19“.

Tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica na região Norte e nos concelhos de Braga e Guimarães, onde existem instalações da UMinho, o reitor apela “veementemente ao cumprimento, por todos, das medidas de segurança em vigor”.

Recorda “que é obrigatório o uso da máscara nos espaços interiores”, recomendando “fortemente a sua utilização também no exterior dos edifícios, sempre que não esteja garantido o distanciamento físico mínimo de dois metros”.

Anúncio

Guimarães

Guimarães suspende peditório anual de rua para a Liga Contra o Cancro

Covid-19

em

Foto: DR

Este ano não haverá peditório de rua para a Liga Portuguesa Contra o Cancro em Guimarães, atividade que decorre tradicionalmente no dia 01 de novembro. O anúncio foi feito pelo Lions Clube de Guimarães, instituição responsável pelo peditório desde 1984.

Em comunicado enviado a O MINHO, a instituição refere que esta decisão surge depois do aumento de casos que tem “castigado de forma particular e especial o concelho de Guimarães”.

Apesar dos esforços para que o peditório avançasse na rua, tal não vai ser possível, com a instituição a apelar para os donativos sejam entregues através de referência multibanco.

“A recolha de fundos em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro prosseguirá com a recolha de contributos de instituições, empresas e particulares. Os contributos poderão ser efetuados diretamente para o IBAN PT50 0035 0363 00101703903 61”, refere a instituição.

O Lions Clube aponta ainda que 20% do montante será para aplicar na compra de equipamentos para o serviço de oncologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

401 novos casos em quatro dias

Foram registados mais 401 casos positivos de covid-19 no concelho de Guimarães entre os dias 19 e 23 de outubro, segundo dados do ACES Alto Ave.

Encontram-se 550 pessoas em isolamento, menos 70 do que no dia 19.

No total, aquele concelho regista 2.899 casos acumulados desde o início da pandemia.

19 mortos e 2.577 infetados no país

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 19 mortos e 2.577 casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O país conta agora com 2.316 óbitos e 118.686 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em termos de recuperados, 68.877 já foram dados como curados da doença, 1.035 nas últimas 24 horas.

Continuar a ler

Aqui Perto

Já cai neve na Galiza e granizo em Braga

Descida da temperatura

em

Neve na estação de esqui de Manzaneda. Foto: La Region

A estação de esqui da montanha de Cabeza de Manzaneda, em Ourense, Galiza, ficou tingida de branco ao final da tarde deste domingo, depois de começar a cair neve. Também no distrito de Braga caiu granizo. Eram 18:24.

Os flocos de neve em território espanhol caíram a cerca de 1.300 metros de altitude, por volta das 17:30, com os termómetros a apontarem -1,5 graus, segundo a MeteoGalicia.

As previsões do IPMA apontam que pode cair neve até aos 1.200 metros, ou seja, atingindo alguns pontos do Parque Nacional Peneda-Gerês, como o alto da serra de Louroco ou da serra do Gerês.

Pelas 18:09, o IPMA apontava temperaturas de seis graus no Parque Nacional e de oito em Braga.

Também a Serra da Estrela pode ser atingida por neve no topo.

De acordo com as últimas previsões do IPMA, a temperatura mínima vai baixar mais dois graus na segunda-feira, descendo para 7º.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Três em cima de uma bicicleta na ponte da A28 em Viana

Insólito

em

Fotos cedidas a O MINHO por Germano Pereira

Três jovens que seguiam em cima de uma bicicleta na A28, no tabuleiro da ponte sobre o rio Lima, à entrada da cidade de Viana do Castelo, ficaram registados para a posteridade.

As fotos foram captadas cerca das 17:00 horas de sábado, no sentido Esposende – Viana do Castelo, ao quilómetro 69.

Germano Pereira, que registou o momento, disse a O MINHO que tudo pareceu surreal, mas que já viu outras situações naquela ponte dignas de registo.

Fonte: Germano Pereira

“Sei que não é a primeira vez que se vê situações como esta. Os jovens estavam em risco, para além de ser proibido, basta a deslocação do ar de camiões a alta velocidade para que possa originar um acidente”, disse o autor das fotos.

Contactada por O MINHO, fonte da Brigada de Trânsito da GNR desconhece a situação.

Continuar a ler

Populares