Sobre o humanismo

ARTIGO DE MÁRCIO LUÍS LIMA

Humanista. Licenciado em Filosofia (atual mestrando). Escritor, no sentido lato da palavra. Um apaixonado por boa literatura. De Viana do Castelo. Presente através do ig (@marcioluislima) e de becodapedrazul.wordpress.com . Toda a escrita tem por base o detalhe certo, daí sucede-se a vida.

Desde já́ quero pedir desculpa por não poder abordar o tema por completo, de todos os ângulos possíveis, portanto, devido à falta de tempo e de ter escrito o texto entre duas cidades, numa viagem cansativa, escolhi como núcleo o humanismo e o humanismo na sociedade enquanto mulher; enfim, explicação desnecessária e espero que o texto fale por si.

Há́ muito pouca coisa que nos dá humanidade – olhem ao redor e denotem que a maioria dela não nos dá humanidade porque já́ é feita pelo humano e, como tal, tudo o que nos dá é uma “superioridade” ilusória – sim, ilusória porque este automóvel em que me desloco não foi construído por mim, não foi pensado por mim, nada de mim teve qualquer influência na sua construção ou mecânica, até mesmo o movimento é ilusoriamente meu porque, na verdade, a combustão da gasolina e transformação em oxigénio, que se requer à deslocação, é puramente cientifico; enfim, pode ter sido em parte trabalho humano mas não meu, não teu (excecionalmente), posto isto, e à parte da natureza (que é tema para outra crónica) a mulher é, de facto, o ser que mais humanidade traz ao humano. Toda a experiência do nascimento e explicação antropológica desde a geração de um filho até à ligação inteligível, etc., não há́ como negar que isso dá-nos a humanidade, não no seu total, mas em grande parte.

Em Portugal, em 2019, pelo menos vinte e nove mulheres morreram, em casos relacionados com violência doméstica – no ano inteiro de 2018 morreram vinte e oito – quinhentas e três mulheres desde 2004 (não contabilizando as de este ano); tudo isto são apenas números, frios, contudo, cada uma delas era uma mulher, um ser humano. É uma realidade avassaladora e deveras suspensa em séculos passados (que facilmente se arrancariam essas páginas da história caso não fossem tão importantes para não se repetir – mas repete-se, tragicamente).

Posto isto, a mulher, por razões biológicas, é uma das portadoras da humanidade que constitui o humano, como tal, porque haveria de alguém violentar essa possibilidade de humanidade, esse núcleo? Seja tal partindo de um homem ou de uma outra mulher, é necessária uma carência enorme de humanidade para que tal ato aconteça e, ainda mais, para que todo o oposto de geração (corrupção – isto é – morte) se dê!

Em que medida podemos nós, como sociedade comum, explicar que existam pessoas que careçam de humanidade? Não é, em parte, nossa culpa? Observemos, quando um achado excecional acontece: sentimos orgulho no humano como parte de um humano maior – humanidade; mas quando a calamidade ocorre afastamos “louros” e encolhemos os ombros, como se esta pessoa fosse de uma escória “extra-ordinária” muito longe da tão “minha humanidade”. Se somos parte de um bem maior, não seremos então parte, também, de um mal maior? Ou excluímo-nos da humanidade e caímos no solipsismo, cerrados em nós mesmos?

Tem de haver consciência social quando se trata de uma deficiência gravíssima do humano, como esta, e incluir os sentimentos negativos como o ciúme, raiva, etc., como partes do tolerável em nós e para nós mesmos, aceitar que o humano não é nem quererá́ ser um deus.

O sentimento, por si só́, não carece ou pede reação – e se tal pedisse, com certeza seria o alívio, no entanto, esse jamais passará pelo alívio no alheio, se é em mim que se dão sentimentos, é em mim que se “exige” a tal reação hipotética, como tal, o alívio dá-se de mim para comigo mesmo – através de um terapia (medicinal ou não), desde um tratamento Rogeriano (de Carl Rogers) até um café́ ou um cigarro, mas nunca, jamais, provocando tais entraves numa sociedade.

Mas abordar tais pessoas não é o meu objetivo, o que se deve abordar mais sistematicamente e consistentemente até que isto se entranhe é a reação externa à situação – a passividade do social não pode ocorrer! Se somos em sociedade, sou um mero cúmplice se testemunho ocorrências deste calibre (ou até mesmo de qualquer outro de repercussões semelhantes) e nada faço, o meu olhar silencioso é um consentimento para com o meu bem-estar perante uma sociedade que mata mulheres, que viola, que assedia, que maltrata, etc.; e, de fato, é essa a sociedade que quero para o meu país, para a minha cidade, para a minha rua – mais, para o meu futuro e os meus futuros? Cesse-se o pensar futurista, não se pode viver numa sociedade assim, pelo menos não conscientemente, e a verdade é que nós somos os construtores de tal!

 
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