Seguir o O MINHO

Alto Minho

Soalheiro eleito Marca do Ano 2019 nos prémios Revista dos Vinhos

Produtores de Monção e Melgaço

em

Foto: DR / Arquivo

O vinho Soalheiro foi eleito Marca do Ano 2019 pela Revista de Vinhos, durante os prémios “Os Melhores do Ano”, em evento que decorreu na noite de terça-feira, no edifício da Alfândega, no Porto.

A marca de Melgaço, especializada em vinho Alvarinho, era uma das quatro nomeadas ao galardão, a par de Cabriz (Dão/Viseu), Dory (Lisboa) e Papa Figos – Casa Ferreirinha (Douro/Gaia), convencendo o júri.

António Luís Cerdeira, gestor do Soalheiro, destacou a “tribo” de trabalho e a grandeza de Portugal no “mundo dos vinhos”, durante a entrega do galardão que assinalou os 30 anos da revista promotora.

“Já não somos só a nossa família, mas temos um novo conceito, as famílias Soalheiro, as famílias de todos os nossos colaboradores, dos produtores, que fazem (…) da marca aquilo que ela é”, realçou o herdeiro do fundador da Quinta de Soalheiro.

Numa mensagem curta, o enólogo deixou um pensamento vincado: “A partir de agora não digam que Portugal vai ser grande no mundo dos vinhos, digam que Portugal é grande no mundo dos vinhos”.

Também o prémio “Personalidade do Ano 2019 no Vinho” destacou os vinhos verdes do Norte de Portugal. A personalidade eleita foi Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

O grande destaque desta edição foi para o Niepoort Porto Vintage 2017, considerado o Vinho do Ano 2019. O prémio produtor do ano foi para a Quinta da Boavista. O Produtor de Vinhos Fortificados do Ano foi para o grupo Fladgate Partnership (Taylor”s, Fonseca, Croft e Krohn).

Destaque ainda para o chef Rui Paula, com duas estrelas Michelin em Leça da Palmeira, foi eleito Personalidade do Ano 2019 na Gastronomia.

Lista de Premiados:

Marca do Ano

Soalheiro (Vinhos Verdes)

Prémio Homenagem

Jancis Robinson (crítica de vinhos); Clara Roque do Vale (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana); Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas).

Personalidade do Ano no Vinho

Manuel Pinheiro (Vinhos Verdes)

Personalidade do Ano no Brasil

António Alves (restaurantes Rancho)

Personalidade do Ano na Gastronomia

Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira)

Vinho do Ano

Niepoort Porto Vintage 2017 (Douro)

Produtor do Ano

Quinta da Boavista (Douro)

Produtor de Vinhos Fortificados do Ano

Fladgate Partnership (Douro)

Produtor Revelação do Ano

Pedro Frey Ramos (Douro)

Empresa do Ano

Gran Cruz (Douro)

Enólogo do Ano

Paulo Nunes (Dão, Bairrada)

Enólogo Revelação do Ano

Márcio Lopes (Vinhos Verdes, Douro)

Populares