Alto Minho
Soalheiro Alvarinho eleito “Compra do Ano” pelos especialistas da Revista de Vinhos
Revista de Vinhos elegeu produto de Melgaço como a “melhor compra” do ano
A produtora de vinhos Soalheiro, de Melgaço, conquistou dois prémios na edição de 2022 dos prémios da Revista de Vinhos, anunciados há dias. A revista entregou um diploma de Vinho de Excelência ao Soalheiro Reserva e elegeu o Soalheiro Alvarinho 2021 como “Compra do Ano”.
A categoria “Compra do Ano” é uma referência para os consumidores que procuram vinhos de alta qualidade a preços acessíveis.
Os vinhos são avaliados por uma equipa de especialistas em vinhos da revista, que levam em consideração aspectos como qualidade, sabor, aroma, equilíbrio e relação custo-qualidade.
A empresa Quinta do Soalheiro, que vai na terceira geração, é gerida pelos irmãos Maria João e António Luís, juntamente com a sua mãe, Maria Palmira Cerdeira. O negócio começou numa garagem, onde só cabia o carro da família. Em 1982, o carro foi “despejado” e o espaço recebeu as primeiras pipas de Alvarinho.
Atualmente, as instalações somam mais de mil metros quadrados, mas o negócio não ficou agarrado apenas à produção de uva da casta Alvarinho, presente em 40 países, e com faturação, anual, de 4,8 milhões de euros anuais.
Numa paisagem marcada pelo minifúndio, a família investiu na produção de uva. Nos 10 mil metros quadrados de terreno, numa zona conhecida por Soalheiro, nome que acabou por dar nome à marca, abdicou de outras culturas e plantou vinha.
Atualmente, por ano, nos 14 hectares de produção de uva biológica, em parceria com o clube de viticultores que a empresa criou, e que integra 150 produtores locais, colhe-se um milhão de quilogramas de uva.
Da “uva mais cara do país” resultam em cerca de 700 mil garrafas de vinho (cerca de 60 mil litros), a esmagadora maioria de vinhos alvarinho, a casta rainha da sub-região de Monção e Melgaço.
Nos últimos três anos, a empresa Soalheiro investiu meio milhão de euros na investigação e desenvolvimento, e mais de três milhões de euros, na última década, na modernização de instalações e equipamentos.
-
PaísHá 2 dias
Euromilhões: Prémio de 281 mil euros saiu em Portugal
-
BragaHá 2 dias
Casas em frente ao escadório do Bom Jesus de Braga à venda por 62 bitcoins
-
GuimarãesHá 24 horas
Hummer estacionado atrai curiosos em Guimarães
-
Viana do CasteloHá 1 dia
Empresário de Viana abre negócio de bolhas com jacuzi em Trás-os-Montes