O funcionário de uma loja da NOS, de nacionalidade brasileira e residente em Guimarães há cerca de um ano e meio, encontra-se em “estado de choque” desde há dois dias, depois de alegadamente ter sido alvo de insultos xenófobos e agressões dentro do próprio local de trabalho.
João Teixeira, de 27 anos, disse à imprensa brasileira que foi agredido na noite da passada quarta-feira por um cliente que se deslocou à loja localizada no centro comercial Guimarães Shopping naquela cidade.
O assistente de loja disse que o cliente, português, ficou insatisfeito por não conseguir resolver o problema que tinha com a operadora naquela loja, culpando os assistentes por “serem brasileiros”.
“Tinham que ser os putos dos brasileiros”, terá dito o homem, depois de insultar outra funcionária, também ela brasileira.
Terá sido nessa altura que o brasileiro decidiu intervir e terá pedido ao homem para sair da loja, mas este terá agredido João Teixeira, agarrando-o pelo pescoço.
Apenas a intervenção de um segurança acabou por acalmar os ânimos, conforme se vê no filme registado por João Teixeira e divulgado pela imprensa brasileira.
Para João Teixeira, sempre que algum cliente se sente contrariado, usa a carta do “são brasileiros”, algo que aponta como sendo afirmações racistas.
“Mas, quando ameaçamos chamar a polícia, essas pessoas fogem e nunca mais voltam à loja”, disse ao Correio Brasiliense.
De acordo com a mesma fonte, foi apresentada queixa na PSP e o funcionário da loja foi sujeito a exames no Instituto de Medicina Legal para determinar a veracidade das agressões.
“Estou disposto a ir até o fim. É uma questão de princípio e de respeito”, concluiu.