Seguir o O MINHO

País

“SNS está sob imensa pressão”

Covid-19

em

Marta Temido. Foto: DR / Arquivo

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira, em Mora, distrito de Évora, que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) está sob “imensa pressão” na sequência do aumento de internamentos devido à covid-19.

“Neste momento estamos novamente numa fase de imensa pressão no SNS, estamos a procurar responder, mas precisamos da ajuda de todos, e portanto, temos todos que ajudar a parar a transmissão do vírus”.

Recorde-se que Portugal registou hoje mais 91 mortos e 10.027 novos casos de infeção por covid-19, em relação a terça-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). É um novo recorde de casos diários.

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 446.606 casos de infeção confirmados e 7.377 mortes.

Portugal já recebeu mais de 140 mil doses da vacina contra a covid-19, das quais quase metade já foi distribuída e, destas, 32 mil foram administradas, revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

“Das cerca de 140.400 doses de vacinas” que Portugal recebeu, “mais de 66.700 doses já foram distribuídas” e, até às 17:30 de terça-feira, “já tinham sido administradas mais de 32 mil doses”, indicou a governante.

A titular da pasta da saúde falava aos jornalistas no início da vacinação de utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mora, no distrito de Évora.

Parlamento debate eventuais prorrogações do Estado de Emergência a 13 e 27 deste mês

Questionada sobre a chegada de novas remessas da vacina e de eventuais atrasos, a ministra referiu que as autoridades de saúde estão “sempre a adaptar” e adiantou que na próxima semana chegam a Portugal mais vacina contra a covid-19.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente com risco de contágio mais elevado.

Populares