Seguir o O MINHO

Alto Minho

Sistelo, o ‘pequeno Tibete português’, em destaque num dos maiores jornais franceses

Turismo

em

Foto: CM Arcos de Valdevez

Um dos maiores jornais franceses, o Le Figaro destaca na sua secção de viagens, Sistelo, o “Pequeno Tibete Português”, em Arcos de Valdevez, como sendo uma das dez localidades mais bonitas de Portugal a merecer uma visita, a par do Piodão, Monsanto ou Óbidos.

O Le Figaro faz a apresentação de Sistelo “apelidada de ‘pequeno Tibete português’ pelos magníficos socalcos que pontilham as encostas”, atestando que “é um paraíso para os caminhantes, graças aos muitos trilhos sinalizados que têm a vila como seu ponto de partida”.

Referindo que esta localidade será, talvez, a mais autêntica da sua seleção, afiança que existem trilhos “para todos os gostos, desde o passeio tranquilo e familiar de cerca de trinta minutos (pausas bucólicas e fotografia incluídas), passando pelos tradicionais passadiços de madeira, até caminhadas exigentes de 10 km na serra, com uma queda acentuada, mas com paisagens inesquecíveis”.

O artigo também aconselha uma visita “à encantadora vila de Arcos de Valdevez”.

No artigo, o jornal começa por referir que “Portugal é um país orgulhoso da sua ruralidade, dos seus territórios e das suas aldeias, algumas das quais exalam um encanto excecional e autêntico”, adiantando também que aqui as “aldeias assumem particular importância. Guardiãs da memória, perpetuam tradições às quais os portugueses estão muito ligados e ocupam um lugar de destaque na política governamental de preservação do património”.

Populares