Arquivo

Sismo sentido no continente

No Alentejo
Sismo sentido no continente
Foto: DR / Arquivo

Um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi registado esta noite de sábado pelas estações de rede sísmica do continente, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O sismo foi registado pelas 23:21 (hora local) com epicentro a cerca de 14 km a Sudeste de Mourão, no distrito de Évora.

De acordo com o IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Moura (Beja) e Mourão (Évora).

De acordo com a enciclopédia IPMA para a geofísica, a avaliação dos graus de intensidade de um sismo dividem-se, na escala de Mercalli, em 12 graus, por ordem crescente.

Neste caso, um sismo sentido numa escala de 2 significa que foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”, obtendo a classificação de “muito fraco” enquanto a escala 3 significa “que foi sentido dentro de casa, os objetos pendentes baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados e é possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”, recebendo classificação de “fraco”.

O IPMA lembra que a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.

“Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, lê-se na nota enviada.

Notícia atualizada às 00h46 com mais informação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Inteligência artificial torna urgente rever lei do direito de autor

Inteligência Artificial torna urgente rever lei do direito de autor

Próximo Artigo
"os lances de fora de jogo que deram dois golos são uma coisa que trabalhamos"

"Os lances de fora de jogo que deram dois golos são uma coisa que trabalhamos"

Artigos Relacionados