Sismo sentido no continente

No Alentejo
Foto: DR / Arquivo

Um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi registado esta noite de sábado pelas estações de rede sísmica do continente, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O sismo foi registado pelas 23:21 (hora local) com epicentro a cerca de 14 km a Sudeste de Mourão, no distrito de Évora.

De acordo com o IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Moura (Beja) e Mourão (Évora).

De acordo com a enciclopédia IPMA para a geofísica, a avaliação dos graus de intensidade de um sismo dividem-se, na escala de Mercalli, em 12 graus, por ordem crescente.

Neste caso, um sismo sentido numa escala de 2 significa que foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”, obtendo a classificação de “muito fraco” enquanto a escala 3 significa “que foi sentido dentro de casa, os objetos pendentes baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados e é possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”, recebendo classificação de “fraco”.

O IPMA lembra que a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.

“Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, lê-se na nota enviada.

Notícia atualizada às 00h46 com mais informação.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x