O sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter que foi registado às 23:25 de quarta-feira (hora local) pelas redes sísmicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Este-Sudeste de Pontevedra, na Galiza, Espanha, foi sentido no Minho, anunciou aquele instituto.
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Melgaço e Viana do Castelo”, informa o IPMA em comunicado, adiantando que “se a situação se justificar, serão emitidos novos comunicados”.
Dezenas de leitores de O MINHO também comunicaram, através das redes sociais, que o sismo foi sentido em outros concelhos no Alto Minho, como Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima ou Paredes de Coura.
De acordo com a enciclopédia IPMA para a geofísica, a avaliação dos graus de intensidade de um sismo dividem-se, na escala de Mercalli, em 12 graus, por ordem crescente. Neste caso, um sismo sentido numa escala de 2 significa que foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”, obtendo a classificação de “muito fraco”.
O instituto explica que a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.