O sismo de magnitude 6.9 na escala de Ritcher registado em Marrocos, e que foi sentido em vários pontos de Portugal, também foi sentido em Santo Tirso, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo uma nota de informação sismológica emitida pelo departamento de Geofísica do IPMA, o abalo foi registado às 23:11 (hora local) nas estações da Rede Sísmica Nacional, com epicentro a cerca de 65 km a Sudoeste de Marrakech, em Marrocos.
Em Portugal, este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal).
Salienta o IPMA que foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Santo Tirso, Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal).
Segundo os ‘media’ marroquinos, o sismo fez com que muitas pessoas saíssem para as ruas de Casablanca, Rabat, Marraquexe e Agadir.
As linhas telefónicas foram interrompidas.
Um segundo tremor de 4,9 foi registado a nordeste de Taroudant (200 quilómetros a sul de Marraquexe) cerca das 23:30.