Um sismo, com magnitude 2.2 na escala de Richter, foi sentido, na manhã desta quinta-feira, em Ponte de Lima e Vila Verde.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tremor de terra foi registado pelas 11:57 com “epicentro a 10 km a sul de Ponte de Lima”.
De acordo com vários relatos que chegaram a O MINHO, o abalo foi sentido no concelho de Ponte de Lima, nomeadamente na zona das freguesias próximas da fronteira, como Vila Verde, como Freixo, Anais ou Friastelas.
“Senti as portas em casa, por segundos, a estremecer. Foi mesmo muito rápido mas deu para sentir”, conta a O MINHO uma moradora de Anais, Ponte de Lima.
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Vila Verde e Ponte de Lima”, informou, entretanto, o IPMA.
Recorde-se que, ontem de madrugada, foi também registado um sismo de intensidade 1.7 na escala de Ritcher em Barcelos, o qual não provocou danos nem terá sido sentido.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.
Quando há uma intensidade II, considerada muito fraca, o abalo é “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas”.
Notícia atualizada às 13h24 com mais informação.