Arquivo

Sindicato propõe seguro de vida para os futebolistas

Covid-19
Sindicato propõe seguro de vida para os futebolistas
Foto: arenadesportiva.pt / DR

O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) propôs à Liga e à federação a contratação de um seguro de vida para proteger os futebolistas na retoma das competições, devido à covid-19, disse hoje Joaquim Evangelista à Lusa.

“O SJPF quer, sobretudo, dar aos jogadores a tranquilidade para se concentrarem na sua atividade, compete-nos a nós, Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), clubes, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e SJPF, garantir todas as questões médicas e medidas de segurança, e todas as questões de âmbito jurídico”, afirmou o líder sindical.

A covid-19 não está coberta pelo seguro de acidentes de trabalho dos futebolistas, que se preparam para reiniciar em 04 de junho a I Liga, suspensa em março, quando faltavam disputar as últimas 10 jornadas.

“Estando esta questão por resolver, e sendo, sem dúvida, uma das mais importantes, porque tem a ver com a proteção dos jogadores em casos, que embora residuais e de risco diminuto, podem acontecer, é prioritário garantir que existe uma cobertura legal”, prosseguiu Evangelista.

O presidente do SJPF exigiu “uma solução rápida para que não restem quaisquer dúvidas aos jogadores”, acrescentando que a estrutura sindical apresentou à LPFP e à FPF uma proposta “que consiste na celebração de um seguro de vida que responda em caso de incapacidade permanente ou morte resultante da infeção por covid-19”.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

Faltam disputar 90 jogos do principal escalão, que é liderado pelo FC Porto, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor ‘encarnados’ a ‘azuis e brancos’.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"desconfinamento muito contido" não permite ainda "conclusões firmes", diz marcelo

"Desconfinamento muito contido" não permite ainda "conclusões firmes", diz Marcelo

Próximo Artigo
Desconfinamento não teve impacto na curva epidemiológica

Desconfinamento não teve impacto na curva epidemiológica

Artigos Relacionados