O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado inaugurou, esta quarta-feira, as placas de identificação e sinalização dos seus nove estabelecimentos de ensino. Este foi um dos três projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Escolar do Município de Braga e o primeiro a ser concretizado.
- Anúncio -
O momento foi acompanhado pela vereadora da Educação, Lídia Dias, que considerou o projeto uma “mais-valia não só para o Agrupamento, como também para o todo o território”. A vereadora da Educação recordou que o OP Escolar constitui um importante canal de cidadania e participação cívica ao serviço das escolas.
“Este projeto teve a capacidade de mobilizar e motivar a comunidade escolar do concelho para uma participação ativa, crítica e consciente”, lembrou Lídia Dias.
Já o diretor do Agrupamento Mosteiro e Cávado, António Vilaça, agradeceu ao Município de Braga a “oportunidade de participar no OP Escolar e de concretizar um projeto que vem melhorar a sinalização e a identificação das escolas do Agrupamento”.
Segundo António Vilaça, os edifícios escolares estão “implantados numa área geográfica algo confusa, com diversas vias de acesso que dificultam a chegada da grande maioria dos interessados ou dos visitantes menos conhecedores destas localidades”.
Neste sentido, o Agrupamento procedeu à colocação de 50 placas nos diversos cruzamentos e entroncamentos das freguesias da sua área de influência (Padim da Graça, Mire de Tibães, União de Freguesias de S. Paio, Panoias e Parada de Tibães e a União de Freguesias de Frossos e S. Pedro de Merelim), desde a estrada principal até aos edifícios escolares.
Além do Agrupamento do Mosteiro e Cávado, a primeira edição do OP Escolar do Município de Braga contemplou os projetos do Agrupamento de Escolas de Maximinos e do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches que se encontram em vias de conclusão.