Um simulacro de grande amplitude decorreu durante a tarde de domingo, na Estrada Nacional 103, à passagem pela Póvoa de Lanhoso, para prevenir acidentes de viação, em campanha este ano dedicada especialmente aos sinistros envolvendo motos.
O aparato do simulacro teve um forte impacto nos muitos cidadãos que passavam por aquela concorrida estrada nacional, em especial dos condutores de motos, que numa primeira fase pensavam tratar-se de um acidente verdadeiro, daí o fator dissuasão.
A iniciativa, simulando três feridos, em que o único sinistrado era o passageiro que seguia agarrado ao condutor de uma moto, não deixou ninguém indiferente, na freguesia de Serzedelo, já à margem das duas vias de circulação da Estrada Nacional 103.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada foi este ano de novo devidamente assinalado, envolvendo a Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, os Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e a Secção de Programas Especiais da GNR da Póvoa de Lanhoso.
É que este ano já se contabilizaram cerca de três centenas de acidentes de viação, só no concelho da Póvoa de Lanhoso, sendo que grande parte desses sinistros ocorreram na Estrada Nacional 103, que se inicia em Viana do Castelo e termina em Bragança.
No troço entre Braga e Vieira do Minho uma das razões para o alto índice de sinistralidade são os excessos de velocidade e as ultrapassagens perigosas, bem como a circulação rodoviária em parte das vias contrárias e especialmente em cima das curvas.