Seguir o O MINHO

Cávado

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já chegaram a Esposende

Peregrinação segue agora pelos arciprestados do distrito

em

Foto: DR / Arquivo

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram, no domingo, ao distrito de Braga. Vieram do distrito de Viana do Castelo e iniciaram a peregrinação no distrito através de Esposende.

O Ícone Mariano e a Cruz foram recebidos pelos jovens, dando um testemunho de uma “Igreja Viva, na expectativa do que será a Jornada Mundial da Juventude em Portugal”, referiu a diocese em nota publicada no seu sítio oficial.

A fanfarra de São Romão do Neiva deu início a transmissão dos símbolos na passagem para Esposende. A entrega foi feita na ponte sobre o rio Neiva, que liga a arquidiocese de Braga à diocese de Viana do Castelo.

“Unidos, os jovens de ambas as dioceses se irmanaram no momento da entrega do Ícone e da Cruz, acompanhados pela emoção de toda a comunidade. Depois seguiram em procissão até a Igreja de Antas, onde aconteceu uma cerimónia. Os símbolos percorrerão os 14 arciprestados da Braga até o dia 03 de março, quando partirão para a Diocese de Aveiro”, explicou a arquidiocese.

Para este celebrar este momento junto aos jovens estiveram presentes o arcebispo de Braga, José Cordeiro, os bispos auxiliares Nuno Almeida e Delfim Gomes, assim como o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, acompanhado por sacerdotes e pelo comité diocesano, o presidente da Fundação JMJ, Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa.

Além do presidente comité organizador diocesano, cónego Avelino Amorim, e dos representantes do comité organizador arciprestal, participou também o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e coordenador da peregrinação dos símbolos da JMJ Lisboa 2023, além das autoridades civis.

Populares