O estado de saúde do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é complexo, mas estável, estando hospitalizado nos cuidados intensivos do hospital San Raffele em Milão, noticiou hoje a imprensa italiana.
Segundo a agência de notícias italiana ANSA, Berlusconi, de 86 anos, foi hospitalizado na quarta-feira e está a receber tratamento para problemas cardiovasculares e para repor o nível de oxigénio no sangue.
Fontes próximas ao líder do partido Força Itália e magnata dos meios de comunicação disseram que Berlusconi passou uma noite tranquila e estava consciente.
Os sérios problemas de oxigenação que alegadamente colocaram o sistema cardiovascular e os pulmões de Berlusconi sob ‘stress’ podem estar relacionados a problemas em sua medula espinal, acrescentaram as fontes.
O jornal italiano Corriere della Será publicou hoje que o líder político italiano sofre de leucemia, informação que não foi confirmada pelos médicos de Berlusconi.
Berlusconi – cujo partido atualmente faz parte da coligação governista liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni – tem um pacemaker implantado desde 2006 e já apresentou outros problemas de saúde.
Em 2020 foi internado com covid-19 e pneumonia bilateral no San Raffele, embora tenha recebido alta alguns dias depois.
Na semana passada, tinha estado no hospital San Raffaele para fazer exames e quando saiu, agradeceu a “todos quantos quiseram enviar um pensamento ou sinal de afeto por estes dias”.