Setembro com chuva moderada ajudou a haver menos incêndios no Minho

Análise climática (diário) de setembro na região Minho pelo clube meteorológico MeteoFreixo, com sede em Ponte de Lima:

Neste relatório climático do mês de setembro da região Minho, o MeteoFreixo classificou-o como normal, ao nível da temperatura, e, moderadamente chuvoso. Numa análise de pormenor da temperatura, a primeira quinzena registou valores próximos da normal, no entanto a terceira semana foi bastante fresca com valores médios baixos, próximo de 15ºC. Nos últimos dias de setembro assistimos a um episódio de calor extremo com o dia 30 a registar 25,6ºC, cerca de 6ºC acima da normal. A entrada no mês de outubro e durante a primeira quinzena prevê-se a continuação de tempo anormalmente quente e seco para a época. 

Quanto à precipitação do mês de setembro, normalmente escassa nesta época, correspondeu com um valor acumulado de 101 mm, quase mais 20 mm que a normal. A precipitação deste setembro foi assim 24% superior à normal, classificando como um mês moderadamente chuvoso. Esta precipitação ocorreu na primeira e terceira semana, vindo de certa forma a condicionar as colheitas e festividades da época na região, mas por outro lado a contribuir para um período pacífico nas ocorrências de incêndios rurais. Os dias 5, 16 e 21 foram particularmente pluviosos com registos diários acima dos 20 mm e devolver alguma vitalidade no caudal dos rios minhotos.

De ressalvar a última semana de setembro seca (desde o dia 23) e que perspetiva sem chover durante toda a quinzena de outubro, agravando fortemente o risco incêndio.

Termograma:

Pluviograma:

Situação climática do ano hidrológico 2022/23 (out.22-set.23) na região Minho

O Clube MeteoFreixo emitiu mais um relatório climático da região Minho, referente ao ano hidrológico (outubro 2022 a setembro 2023) e ano civil 2023 (janeiro a setembro do corrente ano).

No que respeita ao ano hidrológico, iniciado com a estação das chuvas em outubro de 2022, confirmou o ano animador de precipitação com mais 101 mm caídos no último mês de setembro. Assim, as reservas hídricas deste ano hidrológico terminam com acumulado bastante superior (quase 2.200 mm) ao que ocorreu no ano análogo 2021/22 (inferior a 1.100 mm). 

Numa análise comparativa percentual dos últimos 5 anos hidrológicos, este foi o mais animador com uma precipitação 50% acima do normal, e depois de um ano antecedente seco e onde choveu menos de 25 %. Estão reunidas as condições para a gestão dos recursos hídricos sem sobressaltos, mas também com a responsabilidade de gerir muito bem a água na produção energética porque 2023/24 poderá vir a ser complicado. 

Desvio termopluviométrico de 2023 e de setembro (Região Minho)

Numa análise dos meses de 2023 verificamos que têm sido mais quentes (que a normal) e, alternando entre mais secos e chuvosos. No que se refere ao desvio de temperatura e precipitação de setembro, foi um mês, à semelhança de agosto, normal sem grandes desvios, salvo a precipitação moderadamente acima da normal (101 mm, + 24%). A chuva caída nas primeiras semanas de setembro ditaram um final de verão tranquilo na matéria de incêndios, mas… outubro pode vir a ser seco atendendo às previsões de ausência prolongada de precipitação. 

Gráfico termopluviométrico de 2023 (jan.-set.)

Segundo o gráfico termopluviométrico de 2023, o mês de setembro foi normal com uma temperatura média de 19,4ºC (desvio 0,0ºC face à normal). Por outro lado, setembro foi moderadamente chuvoso, devido à precipitação caída na 1ª e 3ª semana, tendo amenizado o risco de incêndios rurais, mas também condicionando a normalidade das colheitas da época. De salientar que o mês de setembro foi assim o quarto mês mais chuvoso deste ano 2023, superando os registos de fevereiro, abril e maio (normalmente mais pluviosos). 

Termograma e pluviograma de 2023

O mês de setembro confirmou a tendência do mês anterior, acompanhando as suas normais. Já quanto à precipitação, apesar de estar a ser muito variável ao longo de 2023 (entre meses significativamente chuvosos e outros bastante secos), setembro integra o grupo restrito de meses chuvosos (janeiro, março, junho) acima de 100 mm.

Artigo oferecido por MeteoFreixo – José Luís Fernandes, Sofia Araújo e Gonçalo Sousa pastedGraphic_8.png

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados