Seguir o O MINHO

Ave

Sete refugiados da Eritreia chegam a Guimarães esta quarta-feira

em

Guimarães vai receber, esta quarta-feira, sete refugiados da Eritreia.


Segundo avançou o GuimarãesDigital, a chegada destas sete pessoas, todos do sexo masculino, insere-se no projeto “Guimarães acolhe”.

A partir desta iniciativa, a cidade vimaranense prevê o acolhimento de 37 pessoas.

Atualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães acolhe quatro cidadãos sírios, alojados na Casa das Trinas.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Guimarães

Jovem de 21 anos gravemente ferido em despiste de mota em Guimarães

Acidente

em

Foto: DR

Um jovem de 21 anos sofreu ferimentos graves na sequência de um despiste de motociclo, ao início da madrugada deste sábado, em Caldelas, concelho de Guimarães.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros das Taipas e pela equipa médica da VMER de Guimarães, sendo considerado um ferido “grave”.

Foi transportado para o Hospital de Braga.

A GNR das Taipas registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 23:16.

Continuar a ler

Ave

Populares vão protestar junto a ETAR que dizem estar a poluir o rio Vizela

Poluição

em

Foto: DR (Arquivo)

Um grupo de adeptos do Futebol Clube de Vizela informou hoje que vai organizar, no sábado, uma manifestação junto à
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, no concelho de Guimarães, sobre a poluição do rio Vizela.

Segundo um comunicado enviado à Lusa, a atividade, marcada para as 10:00, é organizada por aquele “grupo organizado de adeptos”, designado “Força Azul 1982”, mas constituirá “uma manifestação de todos os que se identificarem com a situação”.

“É sabido que o rio Vizela é, nesta altura, um dos rios mais poluídos de toda a Europa, algo que tem sido noticiado com frequência a nível nacional. As responsabilidades são imputadas à ETAR de Serzedo, administrada pelas Águas de Portugal”, lê-se no documento.

Os organizadores do protesto consideram “surreal que uma empresa com princípios assentes na despoluição use e abuse deste estatuto para, não só poluir, como também para se demarcar das responsabilidades civis”.

A manifestação, referem ainda, será “pacífica e meramente de sensibilização, quanto a uma problemática que necessita urgentemente de uma resposta, sob pena de um colapso total do rio Vizela, que é património moral de todos os vizelenses”.

Na quarta-feira, dezenas de pessoas concentraram-se junto àquela estação de tratamento, também em protesto pelo funcionamento do equipamento que dizem estar a poluir o rio Vizela.

Acompanhados do presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado, os populares acenderam velas, que colocaram no chão, à entrada da ETAR, exibiram bandeiras do concelho e cartazes de protesto, nos quais se podiam ler as frases “Respeitem a Natureza” e “Poluir é Crime”.

Aos jornalistas, o presidente indicou que a ETAR de Serzedo, situada no concelho de Guimarães (distrito de Braga) e gerida pela empresa de capitais públicos Águas do Norte, é quem polui aquele afluente do rio Ave, uma situação que, contudo, tem sido desmentida pela entidade gestora, que alega não haver quaisquer anomalias no funcionamento do equipamento.

Contudo, o autarca reafirmou que as recentes análises mandadas realizar à água captada junto à ETAR indicam que apresenta valores de poluição acima do permitido pela legislação.

O autarca sinalizou que a solução passa pela construção de um emissário, cujo projeto foi conhecido esta semana, que ligue a ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo, também em Guimarães, obra que obriga a um investimento de cinco milhões de euros por parte do Governo.

Continuar a ler

Ave

Nadador-salvador resgata com vida jovem aflito na praia de Fafe

Albufeira da Queimadela

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO (Arquivo)

Um jovem foi hoje resgatado com vida quando se estava prestes a afogar na praia fluvial da Queimadela, em Fafe.

Segundo a Fafe TV, o jovem estava aflito, alegadamente por estar cansado de nadar há algum tempo, levando a que estivesse a iniciar um pré-afogamento.

Um nadador-salvador detetou os movimentos do jovem e lançou-se às águas daquela albufeira do rio Vizela, resgatando a vítima com vida.

De acordo com a mesma fonte, não houve necessidade de assistência dos bombeiros, tendo sido determinante a ação do socorrista.

Continuar a ler

Populares