O lítio e os seus impactes é o mote de uma sessão de esclarecimento que vai decorrer, no próximo sábado, às 21:30, na freguesia de Freixieiro de Soutelo, em Viana do Castelo.
A sessão pública e aberta a todos os interessados conta com a presença da geóloga Teresa Fontão e de elementos da Associação de Defesa do Património, Corema.
Os promotores da iniciativa referem que “segundo informação veiculada por multinacionais do setor mineiro, tudo indica que poderemos estar na iminência do começo de um projeto de mineração a céu aberto de lítio, na Serra d’Arga e áreas circundantes”.
Por considerarem que “as instâncias governamentais não têm prestado o devido esclarecimento, informação e consulta da população local, em claro desrespeito pela sua cidadania e insensíveis ao seu bem-estar e qualidade de vida”, avançaram para a realização desta sessão que “pretende esclarecer e alertar a população local para os perigos e impactes que um projeto de mineração desta magnitude poderá ter no ambiente e nas suas vidas”.