Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima passam a estar ligados, a partir de domingo, entre o rio Lima e a Serra de Arga, por dois novos percursos equestres da rede regional de 100 quilómetros, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Viana do Castelo adiantou que “o percurso equestre da Serra de Arga, com cerca de 37 quilómetros, abraça o maciço central da Serra de Arga, usando ancestrais caminhos rurais e de pastoreio”.
O itinerário “desenvolve-se entre os 300 e os 500 metros de altitude, unindo as principais aldeias serranas da Montaria, Cerquido, Dem, Arga de São João, Arga de Baixo e Arga de Cima.
Já “o percurso equestre do rio Lima à Serra de Arga, com cerca de 20 quilómetros, desenvolve-se na continuidade do percurso pedestre e equestre da Ribeira Lima (PR25), com início no limite urbano da cidade de Viana do Castelo”.
“A consolidação de um destino equestre internacional, meta para a qual contribui a constituição desta rede de percursos intermunicipal, é o grande desígnio do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, cofinanciado pelo programa Valorizar, do Turismo de Portugal, com uma dotação global de cerca de 135 mil euros”, refere a nota.