Famalicão
Sérgio Gomes é o novo comandante dos Bombeiros de Famalicão
Pedro Alves cessou funções
em

Sérgio Paulo Pereira Gomes é o novo comandante do corpo dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, anunciou a corporação.
Inicia funções a partir deste sábado na substituição do anterior comandante, António Pedro Moreira Alves, que cessou funções na sexta-feira.
Pedro Alves comandou a corporação famalicense ao longo de dois anos e três meses.
Sérgio Gomes, o novo comandante, exercia funções como adjunto de comando.
A cerimónia de apresentação pública do novo chefe de comando ainda não está marcada.
Leia Também
Famalicão: Pedra lançada de viaduto, na A3, parte vidro e deixa mulher ferida
Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto
Bombeiros de Famalicão oferecem 300 cabazes de Natal a quem mais precisa
Carro arde na A3
Área Metropolitana do Porto aprova entendimento entre Santo Tirso e Trofa com Famalicão
Tondela quer ser a primeira equipa a vencer em casa do Famalicão
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Famalicão
Famalicão: Pedra lançada de viaduto, na A3, parte vidro e deixa mulher ferida
Em Cruz
em

Uma mulher, cuja idade não foi possível apurar, sofreu ferimentos na sequência de um apedrejamento em plena Autoestrada n.º 3, em Famalicão, disse a O MINHO fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Bombeiros de Famalicão foram acionados para o local, junto à saída de Cruz, naquele concelho, cerca das 03:00 da madrugada deste sábado, para socorrer a vítima, que acabou transportada para o Hospital de Braga com ferimentos considerados “ligeiros”.
Naquele local, perto da saída de cruz, os apedrejamentos “são regulares”, tendo já provocado danos em viaturas noutras ocasiões.
Não houve qualquer despiste da viatura. Os ferimentos terão sido provocados pela quebra de vidros e pela pedra lançada por terceiros, ainda não identificados.
A O MINHO, o comando territorial da GNR em Viana do Castelo confirmou a ocorrência, que foi registada por militares da divisão de trânsito sediada em Ponte de Lima.
Famalicão
Bombeiros de Famalicão oferecem 300 cabazes de Natal a quem mais precisa
Campanha solidária
em

Depois de um árduo trabalho durante dois meses, os Bombeiros de Famalicão já têm disponíveis cerca de 300 cabazes de Natal para oferecer às famílias carenciadas daquele concelho, anunciou este sábado a corporação.
Elementos da fanfarra daquela associação, iniciaram a recolha de alimentos no início de outubro, junto das superfícies comerciais, sendo bastante elogiadas por fonte da corporação pelo “trabalho fantástico de sensibilização”.
Para além dessa recolha, alguns dos alimentos foram doados como inscrição para a participação numa caminhada solidária, organizada pelos bombeiros para este efeito.
Houve ainda doação de anónimos e notáveis que contribuíram para esta causa abnegada.
A própria associação humanitária contribuiu com a compra de alimentos para “que nada falte na mesa das pessoas que vão receber os cabazes”.
Os cabazes estão a ser entregues, ao longo do dia de hoje, a famílias nas 49 freguesias do concelho de Famalicão.
“E assim conseguimos, mais uma vez, mostrar que todos juntos fazemos a diferença”, refere fonte da corporação.
Famalicão
Área Metropolitana do Porto aprova entendimento entre Santo Tirso e Trofa com Famalicão
Associação de municípios MobiAve
em

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa e que vai permitir que estes municípios se constituam como associação.
O momento da aprovação deste documento levou o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, a abandonar a reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) de 25 de outubro, depois de uma troca de acusações com o presidente daquele órgão, Eduardo Vítor Rodrigues.
Na reunião de hoje, o presidente do CmP, que convidou como observador o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, município que não integra a AMP, reiterou que este era um processo complexo que levou o seu tempo e que obrigou a uma abordagem jurídica.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, salientou que a assinatura deste memorando não implica a assunção de compromissos financeiros para os restantes municípios, além da Trofa, destacando a importância da constituição de uma nova autoridade de transportes para a gestão dos interesses comuns dos três municípios.
Já o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, frisou o caráter “único” do processo desencadeado por estes três municípios, que aguardavam apenas o parecer da AMP para “lançar o concurso” de transportes para aquele território.
Na reunião de 25 de outubro, o autarca envolveu-se numa troca de palavras com Eduardo Vítor Rodrigues.
À data, os municípios da Trofa e Santo Tirso pretendiam que reunião seguinte da CmP, marcada para 06 de dezembro, fosse alterada para data anterior, para permitir que o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam os dois concelhos e ainda o município de Famalicão, fosse incluído na ordem de trabalhos da assembleia municipal de 02 de dezembro.
Os três municípios pretendem constituir-se como Associação de Municípios, a MobiAve, cuja criação está dependente de um entendimento com a AMP que, como autoridade de transporte, gere a rede.
A constituição da associação já teve luz verde da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), que, em matéria de autoridade de transportes gere o concelho de Famalicão, faltando uma decisão da AMP, relativamente aos municípios de Santo Tirso e Trofa.
Na reunião de hoje, o autarca de Famalicão, Paulo Cunha, agradeceu o voto de confiança da AMP e sublinhou que o projeto em causa vai representar uma melhoria das condições de acessibilidades para os habitantes não só daqueles três municípios, como também dos que diariamente se descolam para aquele território por motivos profissionais.
Na reunião, o presidente da Câmara da Trofa anunciou ainda que o Tribunal de Contas já deu luz verde ao projeto da construção dos paços do concelho.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Famalicão: Pedra lançada de viaduto, na A3, parte vidro e deixa mulher ferida
- Ordem diz que afirmação de ministra de que não faltam médicos no Algarve é “falsa”
- Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto
- Bombeiros de Famalicão oferecem 300 cabazes de Natal a quem mais precisa
- Duas mulheres feridas após agressões em Guimarães
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 1 dia
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- BarcelosHá 2 dias
Mãe em desespero procura jovem desaparecido em Barcelos desde domingo
- FamalicãoHá 2 dias
Menino de onze anos atropelado em Famalicão
- BragaHá 2 dias
Duas mulheres atropeladas no centro da cidade de Braga