Arquivo

Sequência de imagens mostra como se ‘apagou’ o prédio Coutinho da paisagem de Viana

Registo de Nuno Brito Lopes (www.lopezi.com / Todos os direitos reservados)
Sequência de imagens mostra como se 'apagou' o prédio coutinho da paisagem de viana

Uma impressionante sequência de imagens, partilhada num vídeo nas redes sociais, mostra a evolução da desconstrução do Edifício Jardim, vulgo Prédio Coutinho, do centro da cidade de Viana do Castelo.

O registo, que fica para a história, foi desenvolvido por Nuno Brito Lopes (lopezi.com).

Os 42 metros de altura do “mamarracho” ou “aborto urbanístico”, como o apelidou o antigo presidente da Câmara, Defensor Moura, que iniciou o projeto de requalificação do centro histórico da cidade, começaram a ser destruídos das traseiras para a frente, virada para o rio Lima, a 04 de fevereiro passado.

O contrato para a execução da empreitada, orçada em 1,2 milhões de euros, prevê que os proveitos resultantes da reutilização e reciclagem dos inertes revertam para a construtora.

Inicialmente, o projeto da sociedade VianaPolis previa a implosão do prédio, mas a partir de 2018 a desconstrução foi a alternativa escolhida por prever o aproveitamento e a reutilização dos materiais, e causar menos impacto ambiental.

Conhecido localmente como prédio Coutinho, o edifício Jardim foi construído no início da década de 70 do século passado. Tinha a sua desconstrução prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis.

O projeto, iniciado quando António Guterres era primeiro-ministro e José Sócrates ministro do Ambiente, prevê para o local a construção do novo mercado municipal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de 14. 000 infrações em campanha de alerta para perigo do telemóvel ao volante

Mais de 14.000 infrações em campanha de alerta para perigo do telemóvel ao volante

Próximo Artigo
Dois aeroportos portugueses entre os 10 piores do mundo. Lisboa "lidera" a lista

Dois aeroportos portugueses entre os 10 piores do mundo. Lisboa "lidera" a lista

Artigos Relacionados