Seguir o O MINHO

Guimarães

Senhora da Lapinha vai ser transportada nas ruas de Guimarães pelos bombeiros

Religião

em

Foto: Arquidiocese de Braga

A Senhora da Lapinha vai ser transportada pela maior parte das freguesias do concelho de Guimarães pelos bombeiros locais, no próximo domingo à tarde, para assinalar a peregrinação da Ronda da Lapinha.

Segundo a Irmandade da Lapinha, as celebrações liturgicas vão manter-se, às 07:00, 08:00 e 11:00, mas não haverá peregrinação,  a célebre Ronda da Lapinha.

Fátima Carvalho Dias, juíza da irmandade, em declarações ao Grupo Santiago, sublinha que a manifestação de fé será evocada “simbolicamente pela passagem da imagem num veículo automóvel, transportada pelos Bombeiros, num percurso que abrangerá a maior parte das ruas das 14 freguesias do concelho que integram a Ronda”.

Com arranque marcado para as 15:00, a partir do Santuário da Lapinha, passará no centro histórico, mas sem peregrinos.

“Queremos evitar a aglomeração de pessoas no percurso e a concentração da multidão na área do Santuário para que seja garantida a segurança e a protecção. O percurso pelas ruas permitirá que as pessoas nas suas casas ou nos jardins acolham a Senhora da Lapinha”, fez notar à mesma fonte.

Trajeto

Rua das Alminhas, Penha, E.N. 101-2 (Penha-Mesão Frio), Rua Cruz da Argola, Rua da Arcela, Rua Xavier de Carvalho, Rua Dona Teresa, Rua Dr. Joaquim de Meira, Largo Martins Sarmento, Rua Agostinho Barbosa, Av. General Humberto Delgado, Largo Navarros de Andrade, Rua Valdonas, Largo da Misericórdia, Rua da Rainha, Largo da Oliveira, Rua Alfredo Guimarães, Sra da Guia, Alameda de S. Dâmaso, Toural, Rua de Camões, Rua da Liberdade, Cruz de Pedra, Rua Manuel Tomás, Rua Eduardo Manuel de Almeida, Rua António da Costa Guimarães, Covas, Polvoreira, Tabuadelo, São Simão, Abação, Lapinha.

Populares