Seguir o O MINHO

Braga

Seminário Menor de Braga condecorado pelo Presidente da República

No âmbito dos seus 90 anos.

em

Foto: Divulgação / Presidência da República

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como Seminário Menor de Braga, localizado na freguesia de São Vítor, em Braga, foi condecorado com a Ordem de Mérito na Instrução Pública pelo presidente da República Portuguesa, no âmbito dos seus 90 anos, numa cerimónia que se realizou no Palácio de Belém, em Lisboa, esta terça-feira.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela Agência ECCLESIA, “devemos todos sentir-nos honrados e sobretudo agradecidos pela instrução, formação e educação proporcionadas a tantas pessoas, um preciosíssimo contributo ao serviço e construção da sociedade a que todos nos orgulhamos de pertencer, seja pelo empenho do passado seja pelo compromisso futuro que este galardão também significa”.

O seminário da Arquidiocese de Braga, em comunicado, o presidente da República realçou que as instituições que “servem a sociedade portuguesa” são “dignas” de receber a distinção honorífica que “honra não apenas a instituição, mas também a sociedade”.

Segundo o reitor daquele seminário, a condecoração vista “reconhecer, publicamente, o papel único e o valioso mérito” que a instituição desempenhou na formação de um grande número de jovens, “como o seu precioso contributo ao serviço da construção da sociedade portuguesa”.

O Seminário Menor de Braga já recebeu 9000 seminaristas, ao longo da sua história, dos quais 1500 foram ordenados padres, tendo outros recebido a ordenação episcopal ou a elevação ao cardinalato.

Populares