Esta sexta-feira vai ser um dia de sol e com uma subida das temperaturas máximas, mas uma frente fria vai trazer chuva para o fim de semana, em que se realiza a Noite Branca de Braga, que se sentirá, essencialmente, a partir da noite de sábado e durante a madrugada e manhã de domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Hoje, a máxima em Braga é de 28 graus Celsius, enquanto em Viana do Castelo é de 22ºC, estando previsto céu limpo a pouco nublado.
No entanto, a partir da final da tarde de sábado, o tempo começa a mudar devido à “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, de atividade moderada, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.
“Assim, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final do dia 6 [sábado] , no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante o dia 7 [domingo]. À passagem da superfície frontal poderá ocorrer precipitação localmente intensa, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo mais provável até final da manhã”, explica o IPMA em comunicado.
O IPMA assinala, ainda, que “tanto a temperatura mínima como a máxima ficarão abaixo do normal para a época do ano”.
“A tendência para os dias seguintes é a continuação da passagem de ondulações frontais nas regiões do Norte e Centro, prevendo-se ocorrência de mais precipitação até meio da semana”, conclui o comunicado.