Seguir o O MINHO

Região

Semana sem chuva e com possibilidade de temperaturas negativas no Minho

Segundo o IPMA

em

Foto: DR / Arquivo

A semana começa com uma descida das temperaturas mínimas nos distritos de Braga e Viana do Castelo, podendo mesmo chegar a -1 graus em alguns concelhos, disse hoje à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Nos próximos dias e pelo menos até dia 07 [sábado], vamos ter um cenário de tempo seco e frio. Hoje poderá ainda haver alguns aguaceiros fracos na região sul. No norte e centro prevê-se céu pouco nublado ou limpo e nas regiões do interior um aumento de nebulosidade a partir do meio da manhã”, disse.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje as mínimas desceram significativamente em relação à noite anterior entre 2 a 4/5 graus na região sul e 8 graus na região norte.

O dia mais frio na maioria dos concelhos da região do Minho será na quarta-feira. Alguns locais como Braga, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca podem chegar aos 0 graus, e outros como Vila Verde, Terras de Bouro, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto podem atingir temperaturas negativas.

“No dia 5 [quinta-feira] vamos ter uma subida da temperatura. Neste momento temos o transporte de uma massa de ar frio transportada de nordeste e depois no dia 5 virá do Mediterrâneo ocidental tornando as temperaturas mais quentes”, disse.

Segundo Maria João Frada, existe um eventual cenário de que a chuva pode voltar no domingo, mas ainda a confirmar.

Notícia atualizada Às 15h47.

Anúncio

Braga

Família resgatada de carro em estrada atingida por cheias em Braga

Em Lamaçães

em

Foto: Carlos Costa

Uma família foi resgatada de uma viatura automóvel, esta manhã de domingo, depois de ter ficado parcialmente submersa numa estrada, em Lamaçães, cidade de Braga, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Foto: Carlos Costa

A ocorrência deu-se na Avenida António Palha, junto ao novo edifício da Mercadona, levando a que vários populares captassem imagens de diversos carros que iam sofrendo para avançar.

Foto: Carlos Costa

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Braga, conseguindo deslocar a viatura para fora da área inundada e retirar as vítimas.

Não há feridos a registar, disse a mesma fonte.

Foto: João Cerqueira

Depois de resgatada a família, os bombeiros sapadores, com apoio da PSP de Braga, procederam à desobstrução dos coletores de águas pluviais, principal causa da inundação registada.Foto: Telma Silva

Foto: Telma Silva

Foto: Telma Silva

A forte chuva que se tem feito sentir durante a noite e manhã deste domingo não tem dado tréguas na cidade existindo vários pedidos de ajuda para com os bombeiros.

Continuar a ler

Braga

Atenção, Braga: Derrocada corta um dos acessos à variante no nó de Infias

Deslizamento de terra

em

Foto: Vera Rocha

Uma derrocada, ao início da manhã deste domingo, levou ao corte de um dos acessos do Nó de Infias, que dá acesso à variante no sentido Infias-Hospital/Braga Parque, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Sem feridos, a situação levou ao corte daquele acesso levando a que os automobilistas sigam por outras direções.

A mesma fonte indicou que os Bombeiros Sapadores de Braga já se encontram no local para limpeza de via, pelas 11:00.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Rio invade estacionamento no areal em Ponte de Lima. Bombeiros alertam condutores

Autoridades de prevenção

em

Foto: O MINHO

Vários proprietários de viaturas estacionadas no areal do rio Lima, no centro de Ponte de Lima, estão a ser alertados pelas autoridades face à subida do caudal das águas durante as próximas horas, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A ação visa prevenir eventuais incidentes que possam ocorrer com a subida das águas do rio, algo que não é inédito naquele local.

Os Bombeiros de Ponte de Lima estão na faixa ainda descoberta do areal com uma ação de prevenção, a pedido da PSP, disse a mesma fonte, não se registando, ainda, nenhum caso de atolamento.

Vasco Ferraz, vereador com o pelouro da Proteção Civil, também participa na ação de prevenção, face ao aviso amarelo que tem início pelas 00:00 horas deste domingo, prolongando-se até às 15:00.

Face à indisponibilidade de estacionamento naquele areal, automobilistas estão a estacionar as viaturas em cima dos passeios, nas imediações do local.

Foto: O MINHO

As condições meteorológicas podem mesmo agravar-se na próxima segunda-feira, com as previsões do IPMA a apontarem “muita chuva” para todo o país.

 

Continuar a ler

Populares