A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) está confiante de que a Semana de Páscoa de 2019 registará “números históricos” de ocupação hoteleira.
Os dados disponíveis apontam para que “a taxa de ocupação média possa ultrapassar os 80%, podendo atingir a lotação máxima em alguns concelhos onde as celebrações têm mais tradição e com a estada média, na época pascal que se avizinha, a subir para quatro noites”, diz a entidade em comunicado.
Há mais de uma centena de eventos espalhados pelos diversos concelhos, onde serão recriadas as tradições mais ancestrais, da Via Sacra à Queima de Judas, do compasso pascal, passando por concertos e cortejos.
O Minho, com a Semana Santa de Braga, é aquele que tem uma programação mais alargada e conhecida, mas o Douro, Trás-os-Montes e o Porto, também têm manifestações festivas.
Os espanhóis são quem mais visita o território no período de Semana Santa, mas os responsáveis pela TPNP querem “diversificar os mercados emissores e registam com agrado a adesão de cada vez mais visitantes de países como o Brasil, Alemanha e França”.
“Ciente da importância desta vertente turística para a indústria do sector, a TPNP lançou uma forte campanha de promoção, com divulgação nas plataformas de lojas interativas de turismo, programa disponível no espaço do aeroporto e no Porto Welcome Center”, acrescenta ainda o comunicado.
A divulgação dos eventos previstos para esta época vai envolver ainda campanhas publicitárias nas televisões, nas redes digitais, outdoors nas autoestradas, apoio a concertos e exposições, assim como organização de visitas de jornalistas e operadores turísticos estrangeiros à região.
Números referentes a janeiro deste ano indicam que o Porto e Norte de Portugal foi a região do País que mais contribuiu para o aumento do número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico portugueses, com mais 47,2 mil dormidas do que em janeiro de 2018.
Para o presidente da TPNP. Luís Pedro Martins, estes resultados “são fruto do trabalho desenvolvido por todos os players da região e que se tem refletido num crescimento sustentado, quer em termos de resultados obtidos, quer em termos de qualidade dos serviços prestados a quem elege a região como destino turístico”.