Braga é uma das três cidades finalistas ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2024, juntamente com Bolonha (Itália) e Leipzig (Alemanha), foi hoje divulgado.
Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega dos prémios organizada pela Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica, no dia 27 de março.
O tema da edição de 2024, que se realizou em setembro, foi o “Espaço público partilhado”.
“À semelhança dos anos anteriores, o programa integrou um conjunto diversificado de atividades orientadas para a promoção dos modos alternativos de deslocação, para a mudança de comportamentos e para o papel da rua enquanto espaço público multifuncional. Durante uma semana, foi disponibilizada informação em dois quiosques localizados no Mercado Municipal e no claustro do edifício municipal do Pópulo”, explica a autarquia.
No âmbito da promoção dos transportes públicos e dos modos ativos de deslocação, destacaram-se o Passeio Noturno de Bicicletas, o Passeio Intermodal, as Campanhas de Transporte e Cidadania, as ações de Mobilidade Descentralizada e as Escolas Caminháveis, que contou com a presença de cerca de 200 crianças.
A edição de 2024 ficou ainda marcada pela divulgação dos projetos-piloto implementados no âmbito da Mobilidade Escolar, como o Schoolbus, o Pedibus e o CicloExpresso, que visam “tornar as deslocações mais seguras e sustentáveis para os estudantes”.
A par destes projetos, o Município de Braga apresentou a pista de bicicletas da Escola André Soares e o processo participativo EDP-Energia que move.
Seguindo o mote do “Espaço público partilhado”, realizou-se o Workshop “Mobilidade para Todos: A cidade aos olhos de pessoas com mobilidade reduzida”, que contou com a parceria da APD e ACAPO.
Do mesmo modo, realizaram-se os eventos “Ruas com Vida!”, nos quais se substituiu os carros por espaços de vivência urbana. O destaque foi para a Rua D. Pedro V, na qual estava a decorrer um processo de cocriação para a respetiva reabilitação e onde se organizaram, no Dia Mundial Sem Carros (22 de setembro), diversas atividades, tais como, concertos, teatro, almoço partilhado, jogos tradicionais, pista de bicicletas e participação pública do projeto em curso. Neste alinhamento, em parceria com a escola EB1 de Trandeiras, realizou-se, de modo similar, o evento “Mobilidade Descentralizada”.
Uma outra iniciativa relevante foi a realização da terceira edição da “Universidade de Fim de Verão”, que juntou políticos, técnicos do município e investigadores da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa.
O evento incluiu ainda um workshop com alunos de arquitetura da Universidade do Minho, que abordaram os desafios do “Espaço Público Partilhado”, tendo como foco a área envolvente à Escola André Soares.
Em comunicado, a autarquia referiu que o prémio da Semana Europeia da Mobilidade visa distinguir a “excelência dos municípios na promoção da mobilidade urbana sustentável” durante a semana principal da iniciativa, de 16 a 22 de setembro.
A edição de 2024 contou com a participação de mais de 2.700 cidades, de 45 países, e concorreram a este prémio mais de 75 cidades.
Recorde-se que Braga foi já cidade vendedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade em 2022.