Seguir o O MINHO

Braga

Semana do Mundo Rural junta 50 stands – e muitas atividades – no Campo da Vinha, em Braga

em

De 29 de setembro a 2 de outubro, Braga realiza a terceira edição da Semana do Mundo Rural, um evento que tem como objectivo valorizar os costumes e tradições do concelho. Concertos, palestras, showcooking, entre muitas outras actividades, fazem parte de um vasto programa direccionado para todos os públicos, tendo como palco principal o Campo da Vinha.

Desenvolvida em parceria com a Associação de Artesãos do Minho, esta edição apresenta um novo formato e aposta na descentralização de algumas actividades, levando a “festa do mundo rural” a vários pontos do Concelho.

“Pretendemos dar enfase às tradições rurais e à valorização deste sector no Concelho de Braga. Para tal temos um programa bastante rico, diversificado e representativo do mundo rural, onde estarão expostas tradições antigas como a desfolhada, a vindima ou a confecção do pão à moda antiga”, referiu Altino Bessa, vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural do Município de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira, 27 de Setembro.

Como explicou aquele vereador, neste certame haverá uma feira com produtos típicos da região, mas também produtos gourmet e biológicos, havendo lugar ainda para a gastronomia através de uma praça de alimentação.

“Aqui pretendemos dar ao público a oportunidade de saborear os típicos pratos minhotos que podem ser degustados ao som da música tradicional”, sublinhou Altino Bessa, acrescentando que o objectivo é “proporcionar um convívio directo entre o público urbano e o público das freguesias mais rurais”.

O certame regista um crescimento significativo em relação aos anos transactos, uma vez que conta com 50 stands onde serão expostos produtos regionais, legumes, sectores industriais e institucionais ligados à agricultura, exploração e defesa da floresta. No espaço haverá uma área dedicada à Quinta Pedagógica, com a presença de animais vivos e passeios de charrete pela Cidade.

O certame abre ao público na quinta-feira, dia 29 de setembro, pelas 10h00 e ao longo do dia haverá várias actividades a decorrer, entra as quais a apresentação do projecto ‘Do Grão ao Pão’. Mais tarde, pelas 21h00, no auditório Associação Comercial de Braga (ACB), haverá uma palestra sobre o ano internacional das leguminosas, seguindo-se o concerto do grupo Raízes do Cávado. O dia termina com o concerto de Luís Muxima e Zeca Torres, pelas 22h30.

Na sexta-feira, pela manhã, o destaque vai para uma desfolhada com crianças e idosos, seguindo-se da actuação do Grupo de Cavaquinhos no centro histórico. Às 21h00, terá lugar a palestra “como viver numa casa mais saudável”, no auditório da ACB, e depois a actuação do Grupo Canto D’Aqui. A noite termina com a actuação do músico bracarense Hugo Torres, pelas 23h30.

No sábado, além de diversas actividades ao longo do dia, o destaque vai para uma desfolhada no Mosteiro de Tibães, para uma palestra que terá lugar em Este S. pedro, designada “Em defesa da Floresta” e para a primeira corrida de carrinhos de rolamentos que vão descer o Monte Picoto. Em termos musicais, o dia de Sábado reserva a actuação de vários ranchos folclóricos do Concelho, seguindo-se os concertos do Quinteto Daniel Cristo, pelas 21h30, Tó Fernando, às 22h30 e Boca do Povo, pelas 23h30.

No domingo, último dia do evento, terá lugar um dos momentos mais esperados com a realização do Cortejo etnográfico com a presença de 34 freguesias/união de freguesias do Concelho.

“As freguesias foram desafiadas a apresentar as suas tradições. Com este momento, pretendemos revelar aos bracarenses os costumes, as crenças e as tradições de cada comunidade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura”, concluiu Altino Bessa, adiantando que esta edição contará com uma competição saudável entre freguesias para o carro que estiver melhor decorado, sendo que a atribuição dos prémios estará a cargo de um júri constituído por presidentes de Junta.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares