Seguir o O MINHO

Braga

Sem transportes públicos, Vila Verde tenta garantir “serviços mínimos”

Covid-19

em

Foto: Transdev

Vila Verde ficou sem transportes públicos para outros concelhos, desde que as principais transportadoras entraram em ‘lay-off’ por causa da pandemia de covid-19. A Câmara assegura estar a negociar serviços mínimos com as empresas para minimizar o problema.


“O transporte público em Vila Verde desapareceu. Há muitas pessoas que trabalham em Braga e não têm como ir para o trabalho. Tenho dois casos na minha família que, para a semana, regressam ao trabalho e não sabemos como vão fazer”, conta a O MINHO um habitante vilaverdense, que optou não ser identificado.

Transdev e Grupo Avic, as duas transportadoras que operam na cidade, entraram em ‘lay-off’ após as restrições à mobilidade decorrentes do combate à propagação do novo coronavírus. Portanto, pelo menos desde o início do mês que não há ligação de autocarro entre Vila Verde e Braga.

Em declarações a O MINHO, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, reconhece o problema e adianta que a autarquia está a tentar resolvê-lo “com as empresas”. “Estamos já a negociar um pacote de serviços mínimos”, acrescenta.

“Até porque quando as escolas voltarem a funcionar [para as aulas de 11.º e 12.º anos] também vai fazer falta termos esses serviços mínimos a funcionar, presumo até que será obrigatório”, aponta o autarca, explicando que “já havia um serviço mínimo, mas não está a funcionar para Braga, apenas dentro do próprio município”.

“Já estamos a tentar, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, até porque não é um problema que afeta apenas Vila Verde, criar uma rede de transporte básicos, mas é algo que depende das empresas”, refere António Vilela, alertando, no entanto, que os serviços mínimos que vierem a ser estabelecidos podem “não corresponder” às expectativas das pessoas.

“Até agora tínhamos autocarros entre Braga e Vila Verde, de meia em meia hora, ou menos, as pessoas tinham boas ligações, com os serviços mínimos não se deverão manter as ligações com essas características”, conclui o autarca.

O MINHO questionou as transportadoras Transdev e AVIC sobre quando previam retomar as carreiras regulares e terminar o regime de ‘lay-off’, tendo em conta a gradual retoma das atividades económicas, mas não recebeu qualquer resposta.

Anúncio

Braga

Projeto para ‘resort’ de luxo em quinta de Vila Verde ainda não passou ao papel

Turismo

em

Foto: DR

O projeto para construção de um resort de luxo na freguesia de Cabanelas, em Vila Verde, ainda não passou para o papel, tendo primeiro que ser feito um Pedido de Informação Prévia à Câmara, algo que ainda não aconteceu.

A construção do empreendimento turístico está a ser equacionada pelo empresário Hernâni Vaz Antunes, um dos homens mais ricos de Braga, com ligações à empresa ALTICE, e que comprou aquela quinta em 2019 à família de Mesquita Machado.

O MINHO contactou o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, mas este não se quis pronunciar sobre o assunto por ainda estar tudo numa fase muito embrionária, podendo mesmo nunca chegar a acontecer.

Para aquela construção, é necessário proceder a alteração do Plano Diretor Municipal, uma vez que se situa em área agrícola.

A quinta em questão – Quinta do Salgueirô – pertenceu durante décadas à família Pachancho, uma das mais conhecidas famílias de industriais de Braga.

Ao contrário do que O MINHO avançou inicialmente, a quinta foi mesmo comprada por Mesquita Machado, há cerca de 20 anos, passando a mulher a gerir aquele espaço que produz vinho de marca com o mesmo nome da quinta.

Continuar a ler

Braga

Homem ferido em colisão com camião em Vila Verde

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem de 40 anos sofreu ferimentos nesta madrugada após estar envolvido numa colisão em Vila Verde.

A vítima, que conduzia uma viatura de marca Audi, terá colidido contra um camião no troço da Estrada Nacional 201 que atravessa a freguesia de Lage.

Apesar do aparato, o homem, residente em Lago, Amares, acabou por conseguir sair pelos próprios meios da viatura, não existindo necessidade de desencarceramento por parte dos serviços de emergência.

Já o camião ficou a derramar combustível na via, levando a que fosse acionada uma corporação de bombeiros para efetuar limpeza de via.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Verde com uma ambulância e um VTTU, efetuando o transporte da vítima para o Hospital de Braga.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Atropelamento em Vila Verde faz um ferido grave

EN 101

em

Foto: Hugo Almeida no grupo de Facebook "Moina na Estrada"

Um homem de 50 anos sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento em Vila Verde, ao início da noite desta sexta-feira.

A vítima terá sido colhida junto à zona de restauração de Soutelo, na Estrada Nacional 101.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Verde apoiados pela equipa médica da VMER de Braga.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga com acompanhamento médico.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 21h36 com mais informação)

Continuar a ler

Populares