Arquivo

Sem lítio no horizonte, Aveleda investe mais 3,5 milhões em Ponte de Lima

Mais 70 hectares de vinha
Sem lítio no horizonte, aveleda investe mais 3,5 milhões em ponte de lima

A Aveleda, maior produtor de vinhos verdes, vai retomar o investimento em Ponte de Lima, com mais 70 hectares de vinha e mais 3,5 milhões de euros, após a exploração de lítio na Serra d’Arga ter sido travada.

A notícia é adiantada pelo jornal Eco, o qual recorda que, em julho de 2018, a Aveleda começou a plantar em Cabração aquela que era anunciada como a futura maior vinha da região dos Vinhos Verdes, com um potencial de 200 hectares, resultante de um investimento de sete milhões de euros.

Mas embora aquela seja a sua maior parcela de vinha, o projeto acabou por não passar dos 70 hectares, porque a zona, no sopé da Serra D’Arga, foi entretanto identificada como tendo potencial para exploração de lítio.

Em fevereiro deste ano, como O MINHO noticiou, a prospeção de lítio na Serra d’Arga foi travada após Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). E assim o investimento da dona de marcas de vinhos verdes bem conhecidas como Casal Garcia tem condições para prosseguir.

“Vamos retomar a plantação dos outros 70 hectares de vinha. Dá-nos essa previsibilidade de que a vinha não vai ser expropriada para ali fazer minas de lítio. Foram notícias excelentes para nós, por podermos avançar com o investimento, e pela própria Serra d’Arga, que, de facto, tem um valor ambiental e de biodiversidade extraordinário. Falo até pessoalmente: ia-me custar imenso ver aquilo transformado numa mina a céu aberto”, afirma Martim Guedes, co-CEO e administrador da Aveleda, ao Eco. Depois desta clarificação, a vinha, reforça, está “em condições” de ser retomada nos moldes em que tinha sido planeada inicialmente.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa de famalicão reabilitou castelo de ourém (obra nomeada para prémio)

Empresa de Famalicão reabilitou castelo de Ourém (obra nomeada para prémio)

Próximo Artigo
Costa afirma que a proposta do governo foi aprovada pelos eleitores de forma inequívoca

Costa afirma que a proposta do Governo foi aprovada pelos eleitores de forma inequívoca

Artigos Relacionados