Seguir o O MINHO

Futebol

Seleção nacional sub20 empata com a Suiça em Melgaço

Centro de Estágios de Melgaço

em

Foto: DR / Arquivo

A seleção portuguesa de sub-20 de futebol empatou na quinta-feira a dois golos com a Suíça no primeiro de dois jogos de preparação inseridos no estágio que está a realizar no Centro de Estágios de Melgaço.

Depois de uma primeira parte intensa e equilibrada, mas sem golos, a Suíça fez dois golos quase de rajada, aos 47 e aos 51 minutos, por Amel Rustemoski e Yannick Marchand.

A reação de Portugal, cuja exibição até aí não justificava estar a perder, não se fez esperar e Rafael Camacho, aos 56 minutos, reduziu para 2-1 com um excelente remate à entrada da área, após uma boa jogada de João Mário.

Bastaram mais três minutos para a ‘seleção das quinas’ restabelecer a igualdade, por Tiago Dantas, mas o resultado não voltou a sofrer alteração até final, a despeito das oportunidades criadas pelas duas equipas.

A seleção portuguesa volta a jogar na próxima segunda-feira, na Polónia, frente à seleção anfitriã, no segundo jogo de preparação.

Anúncio

Futebol

Ivo Vieira quer Vitória com filosofia atacante no duelo com Standard Liège

1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa

em

Foto: Arquivo

O treinador Ivo Vieira afirmou, na quarta-feira, que o Vitória SC quer apresentar o futebol ofensivo até agora treinado, para vencer o Standard de Liège, na Bélgica, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa de futebol.

Depois de ter ultrapassado três pré-eliminatórias, com 15 golos marcados e nenhum sofrido, a equipa portuguesa vai estrear-se, na quinta-feira, na fase de grupos e, perante o atual líder do campeonato belga, deseja exprimir os princípios de “atacar a baliza do adversário”, “ter bola” e “proporcionar um bom espetáculo”, frisou o técnico.

“Vamos lutar, acima de tudo, por um resultado positivo, tendo consciência de que é um jogo de grau de dificuldade elevado. Vamos acreditar na ideia que implementamos no campo, sempre com o objetivo de ganhar qualquer jogo”, realçou, na conferência de antevisão ao duelo marcado para as 18:55 locais (17:55 de Lisboa), em Liège.

Ivo Vieira lembrou, contudo, que o potencial ofensivo do Vitória depende da valia do Standard, uma equipa, a seu ver, “muito competitiva” e “motivada” por iniciar a competição perante o seu público, com “atletas bem compostos em termos atléticos”, na frente, e jogadores que tratam bem a bola no meio-campo.

O treinador dos belgas, Michel Preud’homme frisou, na sua antevisão, que Standard e Vitória são ‘outsiders’ no Grupo F, perante os ingleses do Arsenal e os alemães do Eintracht de Frankfurt, mas Ivo Vieira, apesar de ter concordado, frisou que as “duas equipas têm uma palavra a dizer”.

O ‘timoneiro’ vitoriano elogiou o belga pela carreira que teve como guarda-redes – passou pelo Benfica entre 1994 e 1999 – e também pela “valia como treinador”, mas disse querer “ganhar a ‘guerra’”, na ronda inaugural da fase de grupos.

O treinador disse ainda que o plantel está disposto a escrever algo mais na história vitoriana com um eventual triunfo, já que os minhotos ficaram sempre em branco nas deslocações anteriores à Bélgica: empataram 0-0 no primeiro duelo com o Standard de Liège, em 1995/96, e com o Anderlecht, em 1996/97, e perderam por 1-0 com o Beveren, em 1987/88, sempre para a antiga Taça UEFA.

Depois da vitória inaugural para a Liga portuguesa, sobre o Aves (5-1), no sábado, Ivo Vieira disse que o tempo de recuperação para quinta-feira foi “pouco”, mas disse, por outro lado, ser “gratificante” viver uma “dinâmica de jogos” tão elevada.

Ao lado do técnico, o extremo Rochinha, com uma passagem longe de “positiva” pelo emblema belga, em 2015/16, realçou que a confiança da equipa subiu após o primeiro triunfo para o campeonato, mesmo que a “envolvência” da Liga Europa seja diferente e a “qualidade” do adversário superior à do Aves.

O Vitória SC, 10.º classificado da I Liga portuguesa, defronta o Standard de Liège, líder do campeonato belga, no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège, a partir das 18:55 locais (17:55 em Lisboa), em jogo que vai ser arbitrado pelo russo Sergei Ivanov.

Continuar a ler

Futebol

“O meu melhor amigo joga no SC Braga”

Liga Europa: Wolverhampton-SC Braga

em

Foto: Twitter

Na véspera do duelo com o SC Braga, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, o jogador português do Wolverhampton, Rúben Neves, revelou que o seu melhor amigo joga nos minhotos.

“Vai ser bom porque nós, jogadores portugueses, conhecemos bem o SC Braga. O meu melhor amigo, Ricardo Horta, joga lá. Por isso, vai ser especial para ambos. Somos bons amigos, bons companheiros de equipa, mas queremos vencer”, disse o médio formado no FC Porto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Depois de 277492 tentativas fizemos isto !! @goncalopaciencia @rubendsneves @diogobaiaspr @ri_pereira @joaopaciencia @ricardojrneves

Uma publicação partilhada por Ricardo Horta (@ricardohorta21) a

Vídeo: Rúben Neves e Ricardo Horta, com Gonçalo Paciência e Ricardo, em 2015.

O internacional português recordou ainda os tempos em que vestia de azul e branco e lutava com os arsenalistas na I Liga.

“Quando estava no FC Porto havia uma rivalidade com o SC Braga. São duas cidades próximas com duas grandes equipas em Portugal. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas vamos tentar conquistar a primeira vitória na fase de grupos”, disse aos jornalistas.

E deixou elogios à experiência europeia do SC Braga: “É uma equipa que tem vindo a crescer bem e conseguido bons resultados na Europa nos últimos anos. Temos a informação necessária, mas estamos concentrados no que podemos fazer. Vamos dar o nosso melhor pela vitória”.

SC Braga e Wolverhampton defrontam-se em Inglaterra, esta quinta-feira, a partir das 20:00 horas, em jogo da primeira jornada do Grupo K da Liga Europa 2019/2020.

Continuar a ler

Futebol

Preud’homme: “Vitória é uma equipa completa”

1.ª jornada do Grupo F da Liga Europa

em

Foto: Divulgação

O treinador dos belgas do Standard de Liège, Michel Preud’homme, afirmou hoje que deseja o “melhor resultado possível” frente ao Vitória SC, equipa que considerou “completa”, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa de futebol.

Conhecido no futebol português pelas cinco épocas em que defendeu as redes do Benfica – cumpriu 199 jogos entre 1994/95 e 1998/99 -, o treinador, de 60 anos, realçou que o seu conjunto vai encarar a fase de grupos “jogo a jogo”, a começar pelo primeiro, frente a um adversário que considerou ter valia técnica e física.

“É uma equipa completa, capaz de se organizar, mas também de se projetar no ataque, graças a laterais ofensivos. É uma equipa técnica, mas também física”, observou, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo de quinta-feira, decorrida no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège.

Atual líder do principal campeonato belga, com 15 pontos após sete jornadas, o Standard quer também somar o “máximo possível” de pontos no Grupo F, mesmo ciente da “qualidade dos adversários”, acrescentou o técnico.

“No ano passado, tínhamos [no grupo J] Sevilha [Espanha] e Krasnodar [Rússia], que muitos subestimaram. Agora, temos Arsenal [Inglaterra] e Eintracht Frankfurt [Alemanha]. O Standard e o Vitória são os ‘outsiders’. Mas subimos do pote quatro para o três [no sorteio], numa evolução para continuar a crescer na Europa”, salientou.

Na segunda época seguida pelo clube onde iniciou a carreira de jogador, Michel Preud’homme reconheceu ainda que o médio Selim Amallah, lesionado, está indisponível para o reencontro entre belgas e portugueses 24 anos depois – os vitorianos ultrapassaram então a primeira ronda da Taça UEFA, com um triunfo caseiro (3-1) e um 0-0 em Liège.

“Ele treinou com o plantel, mas admitiu que não estava a 100%. Existem outras soluções no grupo, e é melhor não arriscar”, realçou.

Um dos 21 convocados dos belgas, o ponta de lança Renaud Emond, lembrou que o Standard venceu todos os jogos em casa na fase de grupos de 2018/19, mas realçou que a sua equipa está, para já, somente concentrada em derrotar o Vitória.

O Vitória SC, 10.º classificado da I Liga portuguesa, e o Standard de Liège, primeiro da I Liga belga, defrontam-se no Estádio Maurice Dufrasne, em Liège, a partir das 18:55 locais (17:55 em Lisboa), em jogo que vai ser arbitrado pelo russo Sergei Ivanov.

Continuar a ler

Populares