Seguir o O MINHO

Desporto

Seleção de surf adaptado prepara Europeu em Viana: “Temos hipótese de conquistar medalhas”

1.º Campeonato Europeu de Surf Adaptado realiza-se em Viana do Castelo, em maio

em

Foto: Divulgação

A Seleção Nacional de Surf Adaptado realizou, de 01 a 03 de abril, no Centro de alto Rendimento de Surf de Viana (CAR Surf), um estágio de preparação a pensar no 1.º Campeonato Europeu de Surf Adaptado EuroSurf Adaptive”, que terá lugar de 20 a 26 de maio próximo, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

Para João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), este foi um estágio extremamente positivo para a evolução dos atletas que irão representar Portugal: Marta Paço, Nuno Vitorino, Camilo Abdula e Nuno Maltêz.

Foto: Divulgação

“O nível dos atletas subiu muitos nos últimos tempos. Têm feito um grande esforço para evoluir”, refere João Aranha, citado numa nota enviada a O MINHO, acrescentando: “a nossa equipa é reduzida em relação às outras. Mas, apesar de estarmos em desvantagem numérica, em termos individuais, temos hipótese de conquistar medalhas”.

Para o presidente da FPS, o grande objetivo traçado para este campeonato é “levar o surf adaptado mais longe”.

Foto: Divulgação

Segundo aquela nota, durante o estágio, as condições de mar estiveram perfeitas e o CAR Surf de Viana demonstrou, mais uma vez, ser a estrutura logística perfeita para acolher esta modalidade.

Da equipa do SCV, participaram nesta preparação a atleta Marta Paço, cega de nascença, e o treinador Gonçalo Cruz.

Recorde-se que a vianense Marta Paço, com apenas 13 anos, fez história no ISA World Adaptive Surfing Championship 2018, na Califórnia, em dezembro do ano passado. Além de ter sido a atleta mais jovem da competição, sagrou-se a primeira portuguesa a conquistar uma medalha de bronze numa prova mundial de surf adaptado.

Foto: Divulgação

O EuroSurf Adaptive 2019 é organizado pelo Surf Clube de Viana, com o apoio da Federação Europeia de Surf, da FPS, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Anúncio

Desporto

Esposende promove natação por entre 400 alunos do ensino básico

Desporto escolar

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

No âmbito do programa desenvolvido pelo Município de Esposende para a promoção do sucesso educativo, cerca de 400 alunos que frequentam o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, estão a frequentar o projeto “Aprendizagem da Natação”.

Neste projeto que resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e a Esposende 2000 que se iniciou no passado dia 7 de outubro, cada turma deslocar-se-á às piscinas Foz do Cávado e de Forjães, ao longo de um período letivo, iniciando a aprendizagem da natação, sendo os encargos decorrentes da atividade e transporte dos alunos assegurados pela Câmara Municipal de Esposende. A atividade será desenvolvida por um professor de Educação Física, em coadjuvação com o professor titular de turma.

Pretende- se com este projeto, para além da redução das desigualdades existentes ao nível das possibilidades e oportunidades de acesso à prática desportiva, estimular e desenvolver hábitos de higiene e um estilo de vida mais saudável.

Tendo como objetivos promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação global e de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades, o Município de Esposende promove, também, a continuidade, no presente ano letivo, dos Projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora na Educação Pré-Escolar. Estes Projetos serão integralmente suportados pelo Município, pelo que não haverá qualquer encargo para as famílias.

Os principais objetivos do Projeto de Educação Musical passam por despertar a sensibilidade auditiva das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional; promover, desde cedo, o contacto com os sons, os instrumentos musicais e a música, em geral.
O Projeto de Expressão Físico-Motora, por sua vez, pretende promover a iniciação da prática desportiva das crianças, fomentando o conhecimento, a compreensão de regras e o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras. Ambos os Projetos iniciaram no passado dia 7 de outubro e abrangem cerca de 500 crianças em idade pré-escolar.

Considerando a qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo como pontos fulcrais da ação pedagógica, através do desenvolvimento destes Projetos, o Município pretende proporcionar o aprofundamento das atividades e o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

Para além destas propostas, o Município de Esposende e as Empresas Municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente disponibilizam um leque alargado de propostas de atividades e projetos educativos para o ano letivo 2019/2020.

As cerca de 50 propostas estão disponíveis no Portal “Esposende Educa”, enquadradas por áreas, alinhadas de acordo com as orientações estratégicas previstas no Plano Estratégico Educativo Municipal. Assim, destacam-se o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar- Rumo ao Sucesso, a Educação Cultural e Artística, a Educação para a Cidadania, a Educação para a Saúde e Desporto, a Educação Ambiental e a Educação para a Segurança. Encontram-se também disponíveis informações de Eventos, Formação e Campanhas de Sensibilização.

Continuar a ler

Desporto

Guimarães: Formação da KTF com várias medalhas no Nacional de Muay Thai

Desportos de combate

em

Foto: Divulgação

A associação de desportos de combate KTF esteve presente no Campeonato Nacional de Muaythai, que decorreu nos dias 12 e 13 de outubro, em Santa Maria da Feira, com 13 atletas, sendo que grande parte pertencem à formação.

Os resultados dificilmente seriam melhores, como dá conta a associação vimaranense em comunicado, salientando sete medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Conquistaram ainda o terceiro lugar por equipas na prova rainha do Muay Thai nacional.

Rui Cunha, Ana Fernandes, Ângelo Fernandes, Maria Carvalho, Ruben Ferreira, Nuno Pinto e ainda Inês lima sagraram-se campeões nacionais nas respetivas categorias e escalões.

Já Sofia Soares, Mara Peixoto, Igor Cunha e Bruna Ribeiro alcançaram o vice-campeonato.

Ruben Torres e Leonor Freitas conquistaram as medalhas de bronze.

Ivo Cardoso treinador da equipa, refere que “os atletas estiveram extraordinários, com boas exibições e com um trabalho de equipa e apoio fantástico”.

O treinador refere que apenas dois dos 13 atletas não eram de formação e que todos eles conseguiram uma medalha.

“Foi o segundo ano em que participamos no Nacional de Muay Thai, modalidade que está a crescer muito não só a nível nacional como mundial, e conseguimos um terceiro lugar por equipas, que foi fantástico”, salienta Ivo Cardoso.

A equipa junta o bronze por equipas em Muay Thai aos títulos coletivos anteriormente alcançados em Kickboxing e Kempo.

“Agora vamos trabalhar para o europeu IKF de Kempo, que decorre no final do presente mês, com alguns atletas que estiveram presentes nesta prova, servindo a mesma de preparativo para o que ai vem”, finalizou Ivo Cardoso.

Continuar a ler

Desporto

Assistente social de Barcelos foi a única mulher a terminar os 254 quilómetros da corrida Glaciar Race

concluiu os 254 quilómetros em 78 horas e 34 minutos

em

Foto: José Amado / DR

A barcelense Mariana Machado Ballester foi a única mulher a concluir os exigentes 254 quilómetros da novíssima Glaciar Race, prova inserida na 3ª. edição do Ultra Sanabria Caja Rural, anunciou a Trail Running Barcelos.

A assistente social que é também presidente do Rotary Club de Barcelos, foi um dos quatorze atletas que ousaram desafiar a “edição zero” de uma modalidade pioneira na Península Ibérica, com 254 quilómetros e 11 mil metros de desnível positivo, na qual os atletas correram em regime de auto-suficiência e com GPS.

Cada um definiu a sua estratégia, ou seja, as horas que dormiram, correram, etc… 90 horas foi o tempo limite para a conclusão da prova,cuja partida foi dada na quarta-feira, às 20:30, na Plaza Mayor de Puebla de Sanabria.

O basco Imanol Aleson e a portuguesa Mariana Machado Ballester foram proclamados os primeiros vencedores da corrida épica, que foi marcada na sua última parte pela chuva e pela queda de temperatura.

Mariana, atleta apoiada pela Compressport Portugal, Trail-Running.pt, Tailwind Nutrition e OC Santos, concluiu os 254 quilómetros em 78 horas e 34 minutos, garantindo assim o primeiro lugar da classificação geral feminina e sétimo da geral. A segunda mulher presente na partida, a espanhola Thais Guzman, abandonou a competição aos 34,2 quilómetros.

Quem é Mariana Ballester

Mariana Ballester, barcelense, 30 anos, assistente social, despertou para a corrida em 2015. Com cerca de 4 anos no trail running, o seu currículo é tudo menos curto. As distâncias preferidas também não são curtas, a Mariana aprecia as provas longas, acima dos 50K. Em 2018 sagrou-se vice-campeã nacional de Trail Ultra Endurance

Os seus resultados mais relevantes incluem:

2016
– 1º lugar da classificação geral feminina no Estrela Açor – 185K;
– Vencedora do Troféu Território Centro.

2017
– 2º lugar da classificação geral feminina no Estrela Grande Trail – 109K.

2018
– 1º lugar da classificação geral feminina no Compressport Ultra Trail do Marão – 104K;
– 2º lugar da classificação geral feminina no Hard Trail Monte da Padela by compressport – 25K;
– 3º lugar da classificação geral feminina no Estrela Grande Trail – 109K;
– 1º lugar da classificação geral feminina no Oh Meu Deus! Ultra Trail Serra Da Estrela – 100 milhas/160K;
– 5º lugar da da classificação geral feminina e 1º sénior na Riaño Open (48K) em Espanha;
– 2º lugar da classificação geral feminina no Campeonato Nacional Trail Ultra Endurance 100km/XIII Ultra Trail Serra da Freita;
– 1º lugar da classificação geral feminina na Aventura 80k do Grande Trail Serra de Arga 2018.

2019
– 2º lugar da classificação geral feminina no Oh Meu Deus! Ultra Trail Serra Da Estrela – 100 milhas/160K;
– 1º lugar da classificação geral feminina na Glaciar Race (254km) da Ultra Sanabria Caja Rural (Espanha).

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares