A seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas sagrou-se, este sábado, vice-campeã da Europa, após perder na final com a Chéquia, por 65-42.
- Anúncio -
Integram esta equipa vários atletas da APD Braga – Sílvio Nogueira, Hélder Freitas e José Miguel Gonçalves – assim como o treinador Ricardo Vieira e o adjunto Carlos Peixoto.
Como O MINHO noticiou, a seleção tinha-se apurado, ontem, para a final do Campeonato da Europa – Divisão C e garantido a subida à Divisão B, feito alcançado pela primeira vez desde 2016, após vencer a Bulgária, por 56-49, numa reviravolta épica.
Hoje, frente À Chéquia, num embate que se antecipava equilibrado e disputado, a ‘equipa das quinas’ procurava juntar o título europeu à subida de divisão já assegurada.
Os minutos iniciais foram de equilíbrio entre as duas formações, mas foi a Chéquia que assumiu o ascendente da partida à entrada para o segundo período .
Portugal procurava reduzir a diferença, mas a maior eficácia adversária, conseguida, em parte, pela vantagem física, foi determinante para ditar o resultado ao intervalo (41-21).
O intervalo fez bem aos comandados de Óscar Trigo, que reentraram com outra intensidade defensiva e ofensiva. A seleção nacional reduziu a distância e continuou a acreditar, mas a frieza da Chéquia fazia a diferença.
Portugal lutou até final, mas a vitória sorriu ao adversário. Não obstante, Portugal concluiu a participação no Europeu com um registo de quatro vitórias e apenas uma derrota, conquistando a medalha de prata e a desejada subida à divisão B.
Luís Domingos, que esteve em evidência por Portugal, foi eleito para o cinco ideal da prova.