Seguir o O MINHO

Cávado

Seixos com mensagens anónimas em praia de Esposende

Arte na praia

em

Fotos: Fátima Lemos

Um artista anónimo espalhou várias mensagens pintadas em seixos na praia de Cepães, em Esposende, atraindo curiosidade de quem por lá tem passado nos últimos dias.


Na zona de maior incidência de pedras, alguns seixos pintados foram descobertos, fotografados e publicados nas redes sociais, para gáudio dos apreciadores deste tipo de arte. Algumas das mensagens revelam consciência ambiental.

Por entre as várias mensagens pode ler-se frases como “Serão os sonhos simplesmente sonhos? Acorda e sonha” ou “A nossa vontade de enriquecer, destruirá esta praia que caminhas”.

Foto: Fátima Lemos

Foto: Fátima Lemos

Foto: Fátima Lemos

A pintura de seixos é algo bastante utilizado na decoração de casas e empresas ao longo dos tempos, havendo mesmo workshops para a prender a fazê-lo de forma eficaz e duradoura.

Há quem também utilize adornos como mandalas pontilhadas, com recurso a pedras mais pequenas.

Anúncio

Barcelos

‘Covid-drive’ em Barcelos já fez mais de 1.400 testes

Centro funciona no estádio municipal

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O ‘covid-drive’ instalado no Estádio Cidade de Barcelos já fez mais de 1.400 testes, desde que começou a funcionar, há duas semanas.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou as instalações do ‘covid-drive’, que resulta de um protocolo ente a ARS-Norte e o laboratório Germano de Sousa e conta com o apoio do município.

Em comunicado, autarquia refere que presta apoio com equipamento técnico e disponibilizando uma área completamente isolada da área desportiva, no Estádio Cidade de Barcelos.

Barcelos somou 955 novos casos numa semana e já registou 22 mortos

O centro de testagens é destinado a utentes com prescrição médica, emitida por entidades de saúde, pública ou privada e também a quem tiver sintomas e quiser ser testado.

Os utentes acedem ao local de carro e, sem saírem das viaturas, é-lhes feita a recolha por técnicos de saúde. Está em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 e aos domingos, das 10:00 às 16:00.

Ainda, no âmbito das necessidades das autoridades de saúde, o Município disponibilizou um espaço ao ACES Cávado III no edifício da Câmara Municipal para atendimento telefónico das pessoas em vigilância devido à doença Covd-19, permitindo ampliar o número de linhas já instaladas pelas autoridades de saúde e contribuir para um melhor e mais célere atendimento e capacidade de reação.

O concelho de Barcelos, desde o início da pandemia, já registou 22 mortes associadas ao novo coronavírus e, na semana passada, somou novos 955 casos.

Continuar a ler

Cávado

Esposende apoia associações do concelho com 170 mil euros

Política

em

Foto: O MINHO / Arquivo

A câmara de Esposende vai apoiar instituições e coletividades do concelho com perto de 170 mil euros, contemplando apoio diretos e isenção de taxas e pagamento de seguros, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquela autarquia explica que os apoios serão dados aos bombeiros de Fão e de Esposende, à Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, e ao Centro Social da Juventude de Mar.

Além daquelas associações, a autarquia vai, em caso de haver pedidos nesse sentido, isentar de taxas associações religiosas, culturais, desportivas e recreativas, instituições particulares de solidariedade social, escolas e agrupamentos de escolas, desde que legalmente constituídas.

Segundo o texto, a câmara “vai assegurar diretamente” os encargos financeiros referentes aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil de transporte de doentes e das embarcações das associações.

No caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende, o apoio será de 9.770 euros e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão será de 9.976 euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Esposende será contemplada com um apoio no montante de 11.124 euros, “destinados a financiar a requalificação em curso das suas valências e do espaço infantil”, e a Santa Casa da Misericórdia de Fão vai receber 25 mil euros, “destinados à requalificação dos espaços de lavandaria”.

O Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro receberá o apoio financeiro de 10.750 euros, “como comparticipação de 50% da aquisição de uma viatura de nove lugares, para o transporte dos seus utentes”, assim como o Centro Social de Belinho vai receber 13.508 euros, também o referente a 50% do valor de um veículo de nove lugares.

Ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas a autarquia dará um subsídio de 31.871 euros, para a obras de requalificação para acolher a Academia Mente Ativa.

Já o Centro Social da Juventude de Mar irá receber o montante de 57.810 euros, para comparticipar em 50% o valor para aquisição de um autocarro.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos vai ter passadiço pedonal na margem direita do Cávado

Turismo

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos
A margem direita do rio Cávado vai ter um passadiço pedonal de 1.353 metros entre a frente ribeirinha e a zona do Quinta do Brigadeiro, foi hoje anunciado.
O projeto será construído quase todo em terrenos de domínio público, tendo apenas uma parcela pertencente a particulares da qual já foi feita escritura de constituição de servidão administrativa a favor do Município, no que constitui o primeiro passo para a execução do referido projeto.
Em comunicado, a autarquia de Barcelos aponta o valor base de 1.755.784,55 euros acrescido de IVA, e um prazo de execução de 15 meses, explicando ainda que “o projeto constitui a primeira fase de um percurso mais amplo que, numa segunda fase, abarcará 1.748 m de extensão, na concordância com a frente ribeirinha da cidade de Barcelos e até à Quinta do Brigadeiro”.
“A operação integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) Barcelos 2020, na PI 4.5 (Mobilidade Sustentável), tendo um apoio financeiro do FEDER, já aprovado, de 1.173.076,80 euros. Tem como objetivo específico promover a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável, num quadro mais amplo de descarbonização das atividades sociais e económicas e de reforço das cidades enquanto espaços privilegiados de integração e articulação de políticas e âncoras de desenvolvimento regional”, refere a mesma nota.
O projeto do passadiço, terá uma área de intervenção de 27.000 metros quadrados, dos quais 26.663,70 metros quadrados situam em espaço público, articulará com a rede de ciclovias com vários troços e que têm como principal enfoque o núcleo urbano central.

Continuar a ler

Populares