Seis meios aéreos combatem fogo em Terras de Bouro

Para controlar o fogo “nas próximas horas”
Seis meios aéreos combatem fogo em terras de bouro
Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

Seis meios aéreos começaram hoje, pelas 10:00, a combater a frente ativa do incêndio que lavra em Terras de Bouro, segundo o autarca local, esperando que este reforço permita controlar o fogo “nas próximas horas”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Manuel Tibo avançou que, cerca das 10:00, quatro aviões e dois helicópteros reforçaram o dispositivo de combate a este incêndio, que deflagrou no sábado, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), e que na manhã de quarta-feira se alastrou ao concelho vizinho de Terras de Bouro.

“Temos seis meios aéreos, quatro aviões e dois helicópteros, a operar aqui na nossa área. Espero que isto, juntamente com o trabalho que está a ser feito pelos bombeiros, permita controlar este incêndio nas próximas horas. Vamos tentar aproveitar antes que a temperatura volte a subir e acredito que a nossa gente resolva o problema”, sublinhou Manuel Tibo.

Quanto à área ardida, o autarca explica que nesta fase é difícil quantificar, remetendo esses dados para fase posterior, depois de o incêndio estar dominado.

Também em declarações hoje à Lusa, o comandante sub-regional do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou que, deste incêndio, continuam quatro frentes ativas: três no concelho de Ponte da Barca e uma em Terras de Bouro, que “é a que, neste momento, causa mais preocupação”, e que segue em direção à barragem de Vilarinho das Furnas.

Rui Costa ressalvou, contudo, que na manhã de hoje “não há aglomerados populacionais em risco”, ao contrário do que aconteceu durante esta madrugada, o que obrigou à retirada de dezenas de habitantes de várias localidades dos concelhos de Ponte da Barca e de Terras de Bouro que, entretanto, já regressaram às suas casas.

De acordo com informações na página oficial da ANEPC, este incêndio, que deflagrou em Ponte da Barca e que alastrou ao concelho de Terras de Bouro, mobilizava, às 10:50 de hoje, 415 operacionais, apoiados por 146 viaturas e sete meios aéreos.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr arrisca a vida para salvar cão preso dentro de casa em chamas

GNR arrisca a vida para salvar cão preso dentro de casa em chamas

Próximo Artigo
Imagens de satélite mostram área ardida em ponte da barca

Imagens de satélite mostram área ardida em Ponte da Barca

Artigos Relacionados