Seguir o O MINHO

País

Seis em cada dez pessoas saíram de casa no primeiro dia do confinamento

Covid-19

em

Foto: DR

Os portugueses não estão a cumprir o confinamento geral da mesma forma como cumpriram em março de 2020, segundo dados da consultora PSE, citados pelo jornal Expresso.

Os dados mostram a diferença em relação ao primeiro confinamento geral, onde 61% da população ficou em casa no primeiro dia. Esta sexta-feira, aponta os dados medidos pela consultora, 39,5% dos portugueses ficaram sempre em casa.

A consultora aponta que os portugueses cumpriram “de forma muito ligeira” a orientação para “ficar em casa”. Apesar do aumento de confinados comparativamente aos outros dias (na segunda-feira passada, 30,5% dos portugueses ficaram em casa), os dados revelam que cerca de seis em cada dez pessoas saíram de casa. Essa terá sido a média também nos dias 24, 28 e 31 de dezembro.

“Isso não quer necessariamente dizer que os portugueses não estão a cumprir as regras ditadas pelo Governo. E pode simplesmente ser a consequência das diferenças existentes nas restrições agora impostas, que são bastante diferentes da primeira situação. Em particular o tema da abertura das escolas e as aberturas adicionais que agora existem”, refere o estudo da consultora. ´

“O fim de semana é um período onde naturalmente há maior confinamento e, portanto, só na próxima semana se poderá concluir algo mais concreto, em termos do efeito real deste lockdown na mobilidade efetiva, bem como sobre o cumprimento das orientações governamentais”, acrescenta a publicação.

Populares