Seguir o O MINHO

Cabeceiras de Basto

Seis artistas internacionais criam obra coletiva em Cabeceiras de Basto

Mosteiro de S. Miguel de Refojos será o tema central

em

Foto: CM Cabeceiras de Basto

Durante seis dias, a começar hoje e acabar a 4 de maio, seis artistas plásticos/visuais vão fazer uma residência artística, na Casa da Urtigueira, em Cabeceiras de Basto, que irá ser convertida em Casa-Atelier.

Angelina Nogueira (Portugal), Desirée Desmarattes (Alemanha), Nicollò Rossi (Itália), Serena Barbieri (Itália), Susana Aleixo Lopes (Portugal) e Vijay Patel (Reino Unido) foram os artistas convidados para conceberem “uma obra coletiva que reúna e cruze as variadas disciplinas utilizadas pelos artistas tendo como tema central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos e o seu espaço envolvente”, segundo nota municipal.

O projeto será coordenado por Rebecca Moradalizadeh, artista plástica e curadora.

Ainda segundo o comunicado, os seis artistas irão conceber uma peça única mas coletiva tem por mote “um conceito específico”, neste caso ‘Le Cabinet des Curiosités’ (Gabinete de Curiosidades).

“As expressões gabinete de curiosidades e quarto das maravilhas designam os lugares onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII, se colecionavam uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral; além das realizações humanas”, refere ainda a nota.

Estes objetos eram todos devidamente classificados e organizados em catálogos científicos. “Os gabinetes de curiosidades podem ser considerados como os precursores dos atuais museus de arte.”

Populares