Barcelos
Segurança Social vai assumir gestão do lar da Pousa, em Barcelos
Covid-19
em
Por
Pedro Luís Silva
O Centro Distrital da Segurança Social de Braga deverá assumir, a partir de hoje, a gestão do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), onde se encontram 22 idosos infetados com covid-19 e outros três que acusaram negativos nos testes de despistagem.
A iniciativa da Segurança Social surge depois de alguns familiares dos utentes se terem queixado de que “não conseguem contactá-los e de que não há ninguém responsável no interior do lar que os atenda ou forneça indicações”.
Devido à falta de funcionários, que estão doentes ou em isolamento profilático, os utentes estão a ser apoiados por uma equipa de voluntários da Cruz Vermelha de Braga, só que os voluntários acabam por ficar pouco tempo, por temerem ser contagiados com o vírus.
A este propósito, o presidente da Cruz Vermelha de Braga, Armando Osório, esclareceu a O MINHO que o organismo não gere o espaço, apenas fornece as equipas de voluntários, de acordo com o que foi estabelecido com a Câmara – que tinha a tarefa de coordenação, até hoje – a Segurança Social, e a delegação de saúde. “É natural que haja pessoas que desistam, a tarefa não é fácil”, explicou.
Já o presidente da direção do lar, Joaquim Pereira, considerou a O MINHO que a situação é “preocupante”, por, supostamente, os três utentes não-infetados não estarem separados dos restantes: “se assim for, é incompreensível”, lamentou.
Em videoconferência de imprensa da passada sexta-feira, o presidente da Câmara de Barcelos, garantiu que os não-infetados iriam permanecer numa “ala completamente separada” da dos restantes.
O dirigente da IPSS acrescenta que, desde que se soube que havia um utente infetado, todo o processo se desenvolveu com grande descoordenação: “Em Barcelos, ao contrário de outros concelhos vizinhos, ninguém sabia como as coisas se faziam”.
Joaquim Pereira desmente uma outra crítica feita por familiares, a de que os voluntários não fazem a necessária limpeza do espaço: “O lar foi desinfetado na quinta-feira pela GNR e uma equipa de sete pessoas, incluindo familiares meus e funcionários que estão de baixa, limparam as instalações”.
Leia Também
Associação denuncia vacinação de funcionários não prioritários no INEM, que rejeita acusações
“Se tivéssemos conhecimento da variante inglesa, teríamos endurecido regras no Natal”
Novo projeto de estado de emergência prevê apoio de médicos do estrangeiro
Indústria têxtil assegura: Máscaras de nível 2 protegem do vírus acima dos 90 por cento
Não há reclusos infetados nas prisões de Braga e de Viana do Castelo
Governos português e alemão avaliam possibilidade de transferir doentes não-covid
Reportagens da Semana


Covid-19 e emigração fazem de Melgaço o concelho com maior abstenção no país
Eleições presidenciais


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela
Populares
- BragaHá 1 dia
Apanhados a beber dentro de café em Braga foram esconder-se na casa de banho
- BragaHá 1 dia
Antiga empresa de Salvador quer pagar 28,2 milhões a 445 credores em 12 anos
- BragaHá 2 dias
Passageiro infetado com covid-19 obriga a parar autocarro em Braga
- GuimarãesHá 2 dias
Multados em Guimarães por não usarem máscara. 200 euros de coima para cada um