Segundo navio 100% feito em Viana faz viagem inaugural até Lisboa

Economia
Segundo navio 100% feito em viana faz viagem inaugural até lisboa
World Voyager. Foto: Facebook de Mário Ferreira

O segundo de seis paquetes encomendados pela Mystic Cruises aos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, já iniciou a sua viagem inaugural e tem chegada marcada a Lisboa para quarta-feira, às 11 horas, foi hoje divulgado.

Em comunicado hoje enviado às redações, a empresa de Mário Ferreira adiantou que a chegada do World Voyager à capital portuguesa acontecerá simultaneamente com a do primeiro navio oceânico de cruzeiros (World Explorer) que a Mystic Cruises construiu nos estaleiros da subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

“Os dois navios vão ficar atracados no porto de Lisboa antes de voltarem à atividade com cruzeiros em destinos exóticos que incluem a Antártida, o Ártico, Fiordes da Noruega, Mediterrâneo ou a América do Sul”, explica a nota.

Segundo a empresa a deslocação dos navios para o porto de Lisboa, prende-se com a necessidade de libertar espaço nos estaleiros da West Sea para início dos trabalhos de conclusão do terceiro e quarto paquetes daquela frota oceânica.

“Num ano que tem sido particularmente difícil para a indústria de cruzeiros, colocando em risco algumas das maiores empresas do setor e milhares de empregos a nível mundial, as empresas da MysticInvest, holding portuguesa que agrega a Mystic Cruises, mantiveram em curso os seus planos de expansão, com uma forte aposta no desenvolvimento e construção naval, reforçando a sua posição no mercado mundial de cruzeiros”, reforça a nota.

Em agosto, em declarações à agência Lusa, o empresário de Mário Ferreira disse que este ano pagou 110 milhões de euros aos estaleiros de Viana do Castelo pela construção daqueles paquetes.

Com capacidade para 200 passageiros e 130 tripulantes, os navios, de construção nacional, estão preparados para navegar nos mares gelados da Antártida e do Ártico, bem como realizar cruzeiros transatlânticos e programas de exploração em alguns dos destinos mais ?exclusivos’ do mundo”.

Em outubro, o administrador da Martifer, que detém a West Sea, afirmou que, na construção naval, o empresário Mário Ferreira é o único cliente dos estaleiros.

Carlos Martins adiantou que 2020 é o “melhor ano de sempre” desde 2014, quando assumiu a subconcessão dos estaleiros navais de Viana do Castelo, apontando uma faturação de 100 milhões de euros.

O responsável, acrescentou que a carteira de encomendas da empresa é “muito sólida”, tanto na construção como na reparação naval e que, este ano, trabalham, em média, nos estaleiros, por dia, nos estaleiros mais de 1.200 trabalhadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ps desafia rio a “quebrar silêncio” sobre revisão constitucional após acordo com chega

PS desafia Rio a “quebrar silêncio” sobre revisão constitucional após acordo com Chega

Próximo Artigo
Celorico de basto investe 452 mil euros para construir rotunda em gandarela

Celorico de Basto investe 452 mil euros para construir rotunda em Gandarela

Artigos Relacionados