Seguir o O MINHO

Famalicão

Secular Feira das Cebolas regressa a Famalicão

em

Foto: DR/Arquivo

A secular Feira das Cebolas volta a Vila Nova de Famalicão dias 25 e 26 de agosto, juntando mais de uma dezena de produtores e vendedores locais mas também de concelhos vizinhos, anunciou hoje a autarquia local.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Famalicão destaca que o evento é “já um marco na história” do concelho, mais concretamente da freguesia de Gondifelos, sendo ainda “uma das maiores feiras do género em Portugal”.

“A Feira das Cebolas em tempos foi o ponto de encontro dos agricultores e produtores de cebolas do concelho para comercializar o produto e estabelecer os preços a praticar nesse ano”, salienta.

Segundo refere a autarquia, pelo parque de campismo de Gondifelos vão passar produtores e vendedores locais, mas também “muitos deles oriundos de concelhos vizinhos, como é o caso de Barcelos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim”.

Associada àquela feira, explana a autarquia, está também a organização da 37.ª edição do Festival de Folclore e da mostra associativa de Gondifelos, “que promete dar a conhecer o trabalho e atividade do tecido associativo da freguesia”.

Do programa de animação do evento, organizado pela Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal, destaque para a realização no dia 26 de uma oficina de entrelaçamento de cebolas, de um desfile de “cabos de cebolas” e ranchos folclóricos e do Trail Feira das Cebolas.

Populares