Secretário-geral da NATO acusa Putin de ter destruído a paz na Europa

Guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, acusou hoje o Presidente russo de ter destruído a paz na Europa, voltando a condenar a invasão da Ucrânia.

“O Presidente Putin destruiu a paz na Europa”, acusou Stoltenberg, numa conferência de imprensa na localidade polaca de Lask, município de Lodz, reiterando que a Aliança Atlântica “condena a invasão brutal e injustificada da Ucrânia.

Jens Stoltenberg, que estava acompanhado pelo Presidente da Polónia, Andrzej Duda, acusou também a Bielorrusia de conivência na invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Perto de 230.000 animais abatidos com gripe das aves e produtores não pediram apoios

Próximo Artigo

Desfile de animais mascarados em Braga cancelado por falta de adesão

Artigos Relacionados
x