Secretário de Estado defende racionalização da aplicação da taxa turística

Nem sempre garante “mais-valia e vantagem” para o setor
Secretário de estado defende racionalização da aplicação da taxa turística
Foto: Lusa

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços defendeu hoje a “racionalização” da aplicação da taxa turística em Portugal, considerando que a sua atual disparidade e gestão municipal nem sempre garantem “mais-valia e vantagem” para o setor.

Durante um almoço-debate promovido pelo International Club of Portugal, Pedro Machado afirmou que “as taxas turísticas têm que ter também um racional”, alertando para a situação de diferentes municípios aplicarem taxas que variam entre “um euro” e “quatro euros”, algumas durante “seis meses ou nove meses”, o que, segundo ele, “não devia ser assim”.

Sobre a autonomia dos municípios na definição destas taxas, o secretário de Estado reconheceu que “não devendo o Estado imiscuir-se naquilo que é a autonomia administrativa e financeira dos municípios, pode, por outro lado, criar regulamentos que possam racionalizar aquilo que é de facto a aplicação da taxa turística”.

Por outro lado, destacou que não concorda que portugueses que trabalham em Portugal e que se deslocam de um lugar para o outro para trabalhar paguem esta taxa.

À margem do debate, Pedro Machado explicou à Lusa que sente que “o espírito inicial da taxa, criada para compensar a pegada do turismo nos territórios, está muitas vezes a ser desvirtuado”.

“É neste desvirtuamento que encontro uma semelhança com outros impostos e taxas municipais, como o IMI, que já tem regulamentação nacional”, sustentou, acrescentando que, da mesma forma, a taxa turística poderia seguir esse caminho.

Questionado sobre se o Governo já está a trabalhar na matéria, Pedro Machado respondeu apenas: “É uma preocupação nossa”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ex-famalicão vendido por 17 milhões

Ex-Famalicão vendido por 17 milhões

Próximo Artigo
Mulher agredida em vila verde já teve alta após ter sido operada de urgência

Mulher agredida em Vila Verde já teve alta após ter sido operada de urgência

Artigos Relacionados