A secretária de Estado Patrícia Gaspar encontra-se na Póvoa de Lanhoso a inaugurar o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Gonçalo Sampaio.
Na sua deslocação à terra de Maria da Fonte, a secretária de Estado da Proteção Civil deu destaque ao trabalho realizado pelo Município da Póvoa de Lanhoso, não só mas também no domínio das áreas de proteção e socorro, desde logo no fator preventivo.
Patrícia Gaspar, referindo-se aos seus 23 anos de trabalho na Proteção Civil disse: “Estar hoje com o coração cheio e esta manhã até me emocionei ao ver este trabalho tão dedicado”, acrescentando “ser uma acérrima defensora da escola pública”.
Segundo o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, “se tivermos vontade, os meios aparecem”, recordando que recentemente a Póvoa de Lanhoso tem um veículo apropriado para a sua equipa da Divisão Municipal de Proteção Civil.
Frederico Castro destacou a importância do “envolvimento de todos”, incluindo os alunos de todo o concelho da Póvoa de Lanhoso, elogiando o Agrupamento de Escolas de Gonçalo Sampaio.
Toda a interação permanente com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi salientada ainda por Frederico Castro, como a terceira Equipa de Intervenção Permanente daquela sua corporação.
O evento encerrou a Semana da Proteção Civil na Póvoa de Lanhoso, que movimentou não só o concelho, como da Subregião do Ave e do distrito de Braga, englobando as forças e os serviços de segurança e de socorro, certame inaugurado sábado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
A iniciativa, o primeiro clube escolar de proteção civil, que decorreu na Escola Básica de Gonçalo Sampaio, no centro da vila da Póvoa de Lanhoso, incluiu um simulacro de incêndio.