Secretária de Estado do Ensino Superior abre congresso na UMinho - O MINHO
Redes Sociais

Secretária de Estado do Ensino Superior abre congresso na UMinho

Braga

Secretária de Estado do Ensino Superior abre congresso na UMinho

Junta 300 docentes dos mais diversos domínios científicos para “partilhar e discutir inovações e práticas de ensino-aprendizagem nas universidades e nos politécnicos do país”. A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, abre o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES), que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 na Universidade do Minho, em Braga.

A Reitoria adiantou que o Congresso inclui 200 comunicações orais e por póster “dedicadas ao desenvolvimento curricular e inovação institucional, ao uso de tecnologias na sala de aula, a experiências de ensino-aprendizagem em disciplinas específicas e outros projetos, ao aperfeiçoamento de competências transversais, modelos pedagógicos e de avaliação, formação de professores e investigação em práticas  pedagógicas, entre outros temas.

Estão também previstos workshops sobre como ensinar turmas grandes”, envolve, ainda, assuntos como os da adoção de metodologias de coaching na orientação de dissertações de 2º e 3º ciclos, a gestão de trabalhos de grupo, o projeto “Tutorias por pares e mentorias UMinho”, o programa Ludus e a implementação de processos de aprendizagem baseada em projetos. O CNAPPES conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

A sessão de abertura é na quinta-feira, às 14:00, no auditório A1 do campus de Gualtar, com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do vereador da Câmara Municipal de Braga, Miguel Bandeira, além de Maria Fernanda Rollo. Segue-se a palestra “Pedagogia universitária: E agora?”, a cargo de António Nóvoa, professor  catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, da qual foi reitor entre 2006 e 2013.

Mais Braga