Secretária de Estado destaca património natural do concelho de Vila Verde

Isabel Ferreira
Secretária de estado destaca património natural do concelho de vila verde

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, marcou presença nas cerimónias de hastear de bandeiras relativas à valorização do património natural do concelho de Vila Verde.

Acompanhada pela presidente da Câmara, Júlia Fernandes, a governante descerrou as placas de certificação do concelho como Estação Náutica de Portugal que estão patentes na Loja Interativa do Turismo em Vila Verde, onde foi igualmente erguida a respetiva bandeira.

Na Vila de Prado, foi também hasteada a Bandeira Azul da Praia Fluvial do Faial – reconhecida ainda como “Praia Acessível”.

A secretária de Estado, citada em comunicado enviado à imprensa pela Câmara de Vila Verde, sublinhou o “sucesso do trabalho em rede, desenvolvido de forma continuada e integrada, envolvendo os mais diferentes parceiros, sob a liderança do Município”.

A presidente da Câmara de Vila Verde assumiu a relevância das distinções conquistadas pelo Município e fez questão de reforçar os níveis de exigência e responsabilidade do Município para “tudo fazermos no sentido da coexistência do desenvolvimento local com o redobrado respeito pelo ambiente”.

“Temos um grande orgulho pelos passos consistentes que estamos a dar rumo à sustentabilidade. Esse reconhecimento anima-nos e reforça a nossa vontade de avançar com projetos prioritários e estruturantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para alavancar a atratividade e a competitividade do nosso território, que queremos cada vez mais inclusivo, solidário, moderno e atrativo”, afirmou.

A líder do Município reiterou ainda que “o amplo envolvimento de todos e todas na definição de uma estratégia integrada de desenvolvimento do turismo e na programação articulada de iniciativas, eventos e atividades representa uma grande mais-valia para Vila Verde e para toda esta região”.

A secretária de Estado Isabel Ferreira – que elogiou ainda Vila Verde pela capacidade de captar fundos europeus, revelando que do Norte 2020 vieram 59 milhões de euros para a concretização de projetos no concelho – mostrou-se sensibilizada para as necessidades apontadas, assim como para os problemas suscitados pelo presidente da Junta de Prado, Albano Bastos, quanto à falta de iluminação e os entraves burocráticos para uma ligação pedonal da ponte filipina sobre o Cávado até à praia do Faial. A governante prometeu levar as questões à consideração dos colegas de governo responsáveis pelas áreas em causa.

Mola impulsionadora

Relativamente à atribuição do selo de qualidade ao concelho como Estação Náutica, a presidente da Câmara Municipal destacou o impacto da distinção como “mola impulsionadora da oferta turística e do desenvolvimento sustentável do concelho”.

“Não temos dúvidas de que este selo de qualidade acrescenta um importante valor ao território, como reconhecimento e também incentivo para a aposta estratégica de valorização dos recursos do concelho associados à água, como os rios Cávado, Homem, Neiva e Vade e as margens, as diversas ribeiras, praias fluviais e a paisagem envolvente”, afirmou Júlia Fernandes.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Politécnico de viana vai realizar doutoramentos

Politécnico de Viana vai realizar doutoramentos

Próximo Artigo
Líder da nato avisa que guerra na ucrânia pode durar anos

Líder da NATO avisa que guerra na Ucrânia pode durar anos

Artigos Relacionados