“Se Bruxelas retirar burocracia as empresas crescem por si”

Diz o ministro da Economia
"se bruxelas retirar burocracia as empresas crescem por si”
Foto: DR

O ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu hoje a importância de Bruxelas reduzir a burocracia, para que as empresas possam crescer, sublinhando ainda a necessidade de serem criados instrumentos jurídicos comuns.

“Se conseguimos fazer da Europa neste próximo ciclo um oásis anti burocracia, e na desregulamentação possível, já estaremos a fazer o que as empresas precisam e depois é deixá-las respirar. Se Bruxelas tratar de retirar burocracia, as empresas agradecem e crescem por si”, destacou.

Pedro Reis participou esta manhã no painel “Agir em conjunto: Políticas para a competitividade”, na 18.ª cimeira Cotec Europa, que está a decorrer no Convento São Francisco, na cidade de Coimbra.

Nesta ocasião, o ministro da Economia realçou a importância de se criarem instrumentos jurídicos comuns para “se ganhar a escala e competitividade”.

“Instrumentos jurídicos comuns em que se possa lançar um produto em toda a Europa ao mesmo tempo, a harmonização é tremendamente importante. Selos de excelência europeus que marquem positivamente os projetos e atingir a competitividade com escala, nomeadamente se permitir ajudar a concorrência e retirar a burocracia, que é o grande desafio para a Europa”, referiu.

Ao longo da sua intervenção, o governante disse ainda que Portugal “só está dependente da sua capacidade de inovar e de reindustrializar, frisando que o país está “dentro do coração da nova revolução que é do conhecimento”.

“Portanto, corte-se regulação, vou insistir, corte-se burocracia e corte-se fiscalidade. Abra-se oxigénio às empresas e nós chegamos lá”, concluiu.

Os chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália irão discursar na sessão de encerramento da 18.ª cimeira Cotec Europa, que também contará com a participação do ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) e antigo primeiro-ministro italiano Mario Draghi, numa conversa sobre o futuro da Europa.

A COTEC é uma associação empresarial que trabalha em rede com instituições de Portugal, Espanha e Itália, realizando um encontro triangular, todos os anos, de forma rotativa em cada um dos países, reunindo líderes empresariais, académicos e decisores políticos para debater desafios de competitividade e crescimento económico do bloco europeu, com base nos relatórios Heitor, Letta e Draghi.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ventura falha arruada "por indicação médica"

Ventura falha arruada "por indicação médica"

Próximo Artigo
Ministério público pede penas de prisão para arguidos no caso das golas antifumo

Ministério Público pede penas de prisão para arguidos no caso das golas antifumo

Artigos Relacionados