Neste Artigo
O SC Braga venceu hoje o Estoril Praia por 2-0, na 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, contando com o ‘bis’ do avançado Ismael Gharbi, alcançado ainda na primeira parte da partida.
O avançado espanhol de ascendência francesa acionou o marcador aos cinco e 21 minutos e garantiu o triunfo da equipa visitante, que, assim, garantiu os três pontos e recuperou a terceira posição, após o FC Porto ter, temporariamente, subido ao pódio na véspera.
O Estoril Praia contabilizou a segunda derrota seguida e apresentou uma equipa inicial bastante condicionada por motivos disciplinares, vendo-se privado de Felix Bacher, Wagner Pina e João Carvalho, que atingiram uma série de cinco cartões amarelos após terem sido admoestados na jornada anterior, frente ao Famalicão, partida na qual o seu treinador, Ian Cathro, recebeu ordem de expulsão, tendo também ficado de fora desta partida.
Carlos Carvalhal apresentou um ‘onze’ de estabilidade relativamente ao alinhamento que havia apresentado frente ao AVS (4-1), retirando Gorby para fazer regressar João Moutinho à titularidade.
Uma opção que haveria de revelar-se extremamente acertada, já que o internacional português foi um dos protagonistas da partida e, aos cinco minutos, assinou uma abertura que permitiu lançar Gharbi em profundidade para que este abrisse o marcador num remate que apanhou o guardião estorilista, Joel Robles, em contrapé e, por isso, impotente para travar o golo bracarense.
Os mesmos intervenientes produziram o segundo golo: a partir do meio-campo, mas em local diferente em relação ao primeiro golo, João Moutinho privilegiou a velocidade de Gharbi, que tirou proveito de uma escorregadela de Robles quando se aprestava para segurar a bola, acabando batido.
Em posição deficitária na partida, o Estoril Praia, que até tinha disposto da primeira situação de perigo da partida, aos três minutos, em lance no qual Pedro Carvalho, em excelente posição, não conseguiu bater o guardião Lukas Hornicek, teve um momento de maior presença ofensiva na área bracarense, com um livre de Holsgrove ao qual Hornicek respondeu com segurança.
Antes do intervalo, o SC Braga, que se mostrava confortável no jogo, esteve perto de marcar num potente remate de Ricardo Horta que passou perto do poste direito aos 38 minutos.
A segunda parte revelou-se, no geral, muito desinteressante e praticamente sem remates – o Estoril Praia parecia condicionado pela escassez de opções para ‘mexer’ com a partida e o SC Braga geria o resultado a seu bel-prazer.
A única situação em que o marcador voltou a estar perto de funcionar surgiu já perto do final, aos 88 minutos, numa disputa entre espanhóis que Gabri Martínez, lançado em jogo pouco antes, perdeu perante o guardião e compatriota Joel Robles.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
Estoril Praia – SC Braga, 0-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores
0-1, Ismael Gharbi, 05 minutos.
0-2, Ismael Gharbi, 21.
Equipas
– Estoril Praia: Joel Robles, Kévin Boma (Mangala, 84), Pedro Álvaro, Pedro Amaral, Pedro Carvalho, Zanocelo, Holsgrove, Gonçalo Costa (Fabrício, 64), Rafik Guitane (Isra Salazar, 79), Begraoui (Tiago Brito, 46) e André Lacximicant (Alejandro Marqués, 64).
(Suplentes: Kevin Chamorro, Mangala, Alejandro Marqués, Fabrício, Andrei Florea, Tiago Parente, Tiago Brito, Phlippe Lanquetin e Isra Salazar).
Treinador: Ian Cathro (substituído pelo adjunto Bryant Lazaro, devido a suspensão).
– SC Braga: Lukas Hornicek, Victor Gómez, Paulo Oliveira (Robson Bambu, 60), Sikou Niakaté, Francisco Chissumba, Uros Racic, João Moutinho (Vítor Carvalho, 80), Rodrigo Zalazar (Gabri Martínez, 60), Ricardo Horta (Gorby Baptiste, 84), Ismael Gharbi e Afonso Patrão (Amine El Ouazzani, 60).
(Suplentes: Tiago Sá, Robson Bambu, Vítor Carvalho, Amine El Ouazzani, Roger Fernandes, João Ferreira, Adrián Marín, Gorby Baptiste e Gabri Martínez).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Lacximicant (49).
Assistência: 3.656 espetadores.