Neste Artigo
O SC Braga ganhou, hoje, ao Moreirense por 3-1, na terceira jornada da I Liga de futebol, e ultrapassou o adversário na tabela classificativa, num jogo com uma segunda parte frenética.
Gabri Martínez pôs os bracarenses na frente (43 minutos), Luís Asué empatou para o Moreirense (53), mas um ‘bis’ de Zalazar (56 e 76) deram um justo triunfo ao SC Braga, que sobe à quarta posição, caindo os ‘cónegos’ para o sétimo lugar.
Carlos Carvalhal assumiu o comando dos bracarenses há cerca de duas semanas, numa substituição inesperada de Daniel Sousa após o empate caseiro da primeira jornada com o Estrela da Amadora (1-1), e, desde aí, orientou a equipa em quatro jogos, tendo somado quatro vitórias.
O treinador fez duas alterações, com André Horta e Gabri Martínez a assumirem a titularidade, enquanto, no Moreirense, César Peixoto optou por Sidnei para substituir o lesionado Alanzinho.
O SC Braga foi melhor em quase todo o jogo, ainda que com uma boa reação do Moreirense no início da segunda parte, e, logo aos cinco minutos, Gabri Martínez, que fez um grande jogo, cabeceou à barra, depois de um bom cruzamento de Victor Gómez da direita.
O Moreirense assustou Matheus, aos 24 minutos, por Sidnei, mas seria o SC Braga a marcar e dar colorido à sua superioridade pouco antes do intervalo, num excelente remate de fora da área de Gabri Martínez, cujo arco deixou impotente Kewin da Silva (43).
O treinador dos ‘cónegos’ mexeu na equipa após o intervalo, lançando Pedro Santos e Gabrielzinho, e o Moreirense ficou perto de empatar logo aos 49 minutos, com Arrey-Mbi quase a fazer autogolo, após cruzamento tenso de Frimpong da esquerda – a bola foi ao poste.
A boa entrada da equipa visitante na segunda parte foi premiada com o golo do empate, por Luís Asué, numa recarga a defesa de Matheus a um seu cabeceamento, concluindo uma grande jogada coletiva do Moreirense (53).
Mas durou pouco a igualdade, porque, logo a seguir, Zalazar recolocou o SC Braga na frente, com a ‘ajuda’ de Maracás, decisivo a ‘trair’ o seu guarda-redes após o remate do médio uruguaio (56).
O jogo estava frenético e, pouco depois, o Moreirense ficou muito perto de voltar a empatar, após um canto, mas Marcelo cabeceou ao poste e, na recarga, Luís Asué atirou para fora, também de cabeça, a poucos metros da baliza (60).
Roger (63) e El Ouazzani (71) entraram nos da casa e Guilherme Schettinhe (66) e Castro (muito ovacionado pelos adeptos bracarenses, 75) nos forasteiros, e o SC Braga chegaria ao terceiro, num ‘bis’ de Zalazar, após um excelente trabalho de Gabri Martínez pela esquerda (76), ‘matando’ a partida.
Pensando já no jogo europeu de quinta-feira, Carlos Carvalhal tirou pouco depois Victor Gómez e Zalazar e lançou Joe Mendes e Gorby (80).
O SC Braga visita a capital austríaca para defrontar o Rapid Viena na segunda mão do play-off da Liga Europa e decidir a entrada na fase regular, após a vitória por 2-1, em casa.
O Moreirense ainda podia ter feito o segundo, mas Matheus, que hoje se tornou o jogador estrangeiro com mais jogos no SC Braga (348, ultrapassando os 347 de Alan), impediu o golo a Luís Asué (85).
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Moreirense, 3-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores
1-0, Gabri Martínez, 43 minutos.
1-1, Luís Asué, 53.
2-1, Zalazar, 56.
3-1, Zalazar, 76.
Equipas
– SC Braga: Matheus, Victor Gómez (Joe Mendes, 80), Robson Bambu, Arrey-Mbi, Adrián Marín, Vítor Carvalho, Zalazar (Gorby, 80), André Horta (Roger, 63), Ricardo Horta, Gabri Martínez e Roberto Fernández (El Ouazzani, 71).
(Suplentes: Hornicek, Joe Mendes, Serdar, Chissumba, Thiago Helguera, Gorby, João Marques, Roger e El Ouazzani).
Treinador: Carlos Carvalhal.
– Moreirense: Kewin Silva, Fabiano, Marcelo, Maracás, Frimpong, Ismael (Castro, 75), Ofori (Guilherme Liberato, 79), Antonisse (Pedro Santos, 46), Madson Monteiro (Guilherme Schettine, 66), Sidnei (Gabrielzinho, 46) e Luís Asué.
(Suplentes: Caio Secco, Dinis, Ponck, Castro, Benny, Pedro Santos, Guilherme Liberato, Gabrielzinho e Guilherme Schettine).
Treinador: César Peixoto.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Marcelo (25) e Pedro Santos (78).
Assistência: 14.155 espetadores.