O SC Braga venceu hoje o Gil Vicente, por 1-0, na 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com um golo de Ricardo Horta a dar um triunfo sofrido, mas justo, que aproxima os bracarenses do primeiro lugar.
Ricardo Horta foi o autor do único golo da partida, aos 30 minutos, naquele que foi o seu 10.º golo no campeonato (13 no total).
Com a quinta vitória nas últimas seis jornadas (mais um empate), o Sporting de Braga, que vinha de praticamente garantir a presença na final da Taça de Portugal após golear, na Madeira, o Nacional, por 5-0, na primeira mão das meias-finais, continua a perseguição ao segundo lugar, o FC Porto, que tem mais dois pontos, sendo que está a apenas seis do líder Benfica.
Já o Gil Vicente continua a série negativa, aumentando para cinco os jogos consecutivos sem ganhar (três derrotas e dois empates).
O equilíbrio marcou o início da partida, com lances de relativo perigo em ambas as balizas, mas a primeira grande ocasião pertenceu aos bracarenses: após incursão de Borja pela esquerda, a bola sobrou para Ruben Fernandes que cortou contra Abel Ruiz e só não foi golo porque o remate involuntário do espanhol foi ter diretamente contra Andrew (23).
Na resposta imediata, Murilo semeou o perigo na área bracarense, chegando a fintar Matheus, mas perdeu ângulo e o lance perdeu-se.
André Horta rematou de fora da área com muita força para defesa difícil de Andrew (29) e, no minuto seguinte, o irmão Ricardo inaugurou o marcador após assistência de Bruma e um grande trabalho do internacional português na área.
Foi a melhor fase da equipa da casa e, cinco minutos depois, Carraça, quase sobre a linha de baliza, impediu o segundo do Sporting de Braga a André Horta.
Pouco antes do intervalo, o Braga podia ter feito o segundo por duas vezes, mas Andrew esteve em grande ao parar os remates de Bruma (43) e Ricardo Horta (44).
O Gil Vicente teve mais bola na segunda parte, mas só ‘acordou’ verdadeiramente no último quarto de hora, enquanto o Braga quase desapareceu ofensivamente e um cabeceamento do recém-entrado Banza – grande defesa de Andrew – foi a exceção (63).
Os gilistas acreditaram ser possível chegar ao empate e Kevin deixou um aviso aos 77 minutos, mas o grande ‘susto’ para o SC Braga surgiu aos 85 minutos, quando Fran Navarro introduziu a bola na baliza de Matheus, mas o lance foi invalidado após indicação do VAR por fora de jogo do avançado espanhol.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Gil Vicente, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Ricardo Horta, 30 minutos.
Equipas:
– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté (Paulo Oliveira, 79), Borja, Al Musrati (Racic, 69), André Horta, Iuri Medeiros (Pizzi, 69), Bruma (Álvaro Djaló, 79), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Banza, 59).
(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Paulo Oliveira, Gorby, Racic, Pizzi, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló e Banza).
Treinador: Artur Jorge.
– Gil Vicente: Andrew, Carraça, Rúben Fernandes, Gabriel Pereira, Adrian Marín, Vítor Carvalho, Aburjania, Fujimoto (Pedro Tiba, 62), Marlon (Kevin, 75), Murilo (Bilel, 75) e Fran Navarro.
(Suplentes: Brian, Né, Henrique Gomes, Pedro Tiba, Miguel Monteiro, Bilel, Roan Wilson, Kevin, Boselli).
Treinador: Daniel Sousa
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Al Musrati (18), Matheus (88), Vítor Carvalho (90+6). Cartão amarelo para o treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge (90+4).
Assistência: 18.197 espetadores.